Empresários apresentam projeto urbano para revitalização da Rua Koesa

Projeto se inspira em ruas revitalizadas com o objetivo de valorizar os passeios

Mais de 35 empresários reuniram-se na última quarta-feira (23/9) de forma virtual para apresentar à prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, o projeto arquitetônico e urbanístico para a revitalização da Rua Koesa, no Kobrasol.

Com o nome “Viva Koesa”, o projeto é organizado desde 2019 pela Aemflo e CDL-SJ, em parceria com o Sebrae, prefeitura e empresas locais. O objetivo, de acordo com as entidades empresariais, é promover na rua ambientes mais saudáveis, seguros e culturalmente diversos.

A reunião foi conduzida pela diretora de desenvolvimento econômico da Aemflo, Rosana Majolo, que na oportunidade apresentou a marca do projeto. “A identidade Viva Koesa enaltece a arte, a cultura, a alegria e o amor. Tudo isso vai ao encontro deste sonho: valorizar o convívio das pessoas e dar mais cor e vida a Koesa”.

foto aérea da rua koesa
Rua Koesa é visada pelos empresários da região para ser revitalizada; entidades discutem o projeto – Divulgação/CSC

Projeto arquitetônico e urbanístico

Publicidade

A apresentação da proposta foi feita pela arquiteta Juliana Castro, do escritório JA8 Arquitetura. Ela mostrou as diretrizes e possibilidades de uso de espaço para pessoas, veículos e comércio. “Definimos como principais pilares a valorização dos pedestres, a mobilidade dos veículos, a paisagem local e a promoção de atividades alternativas”.

Para demonstrar as mudanças esperadas pelos empresários, Juliana exibiu imagens de outras ruas que servem como referência para a revitalização da Koesa, como a Vidal Ramos (Florianópolis), Oscar Freire (São Paulo), Times Square (NY), entre outras conhecidas nacional e internacionalmente.

Entre as ações previstas no projeto arquitetônico e urbanístico estão: aumentar a largura dos passeios; facilitar os cruzamentos com nivelamento; rever o sistema de pisos táteis; inserir iluminação subterrânea, reorganizar os elementos da rua (postes e placas); estabelecer via para ciclistas, incluir mobiliário urbano e vegetação, entre outras melhorias. “É importante ressaltar que a revitalização manterá a circulação dos automóveis em velocidade reduzida e o acesso ao transporte coletivo para garantir a mobilidade”, lembra a arquiteta.

Para Nadir Koerich, presidente da Aemflo e CDL-SJ, a conjunção do trabalho de empresários e o setor público é fundamental. “Acredito muito no projeto Viva Koesa e tenho certeza de que a transformação da rua será um grande legado para São José, servindo também como inspiração para as cidades vizinhas”, ressaltou.

corte seccional de vista do projeto
Projeto apresentado visa melhorar as condições do passeio para pedestres e ciclistas – J8A/Divulgação/CSC

Próximos passos

A prefeita acompanhou a reunião e informou aos empresários que o processo de licitação para iluminação subterrânea na Rua Koesa está em andamento, motivo de comemoração pelos empresários e demais envolvidos. “São José merece algo bonito e que vai beneficiar a vida de muitas pessoas. Quando temos o apoio da iniciativa privada, o trabalho torna-se mais rápido”, destacou ela aos empresários.

O objetivo da prefeitura é concluir o processo de licitação ainda este ano. A Comissão responsável pelo projeto arquitetônico concluirá nas próximas semanas o orçamento total da revitalização.

Estiverem presentes também na reunião o diretor regional do Sebrae/SC, Wanderley Andrade, o Secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Luiz Fernando de Aquino, empresários locais e outros diretores da Aemflo e CDL-SJ.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here