Subestação da Celesc em Itajaí pega fogo após vandalismo

    Causa do incêndio foi objeto atirado na rede elétrica

    A subestação de energia da Celesc que abastece de Itajaí e Balneário Camboriú pegou fogo na noite desta sexta-feira (3/7), na Praia Brava. O incêndio no local ocasionou em apagão acidental em parte das cidades, deixando cerca de 53 mil unidades sem luz.

    Logo que a ocorrência foi relatada, equipes dos bombeiros e da Celesc foram ao local do incêndio, perto das 23h, para conter as chamas. Cerca de duas horas depois a companhia havia conseguido reestabelecer a energia para a maioria das casas afetadas. “Após manobra feita na rede, com cargas remanejadas de outras subestações, todos os consumidores da região contam com abastecimento de energia”, informou a companhia, por volta de 1h30 desse sábado (3).

    Vandalismo
    Publicidade

    Segundo a Celesc, o fornecimento de energia foi interrompido após um curto circuito de alta corrente elétrica que percorreu os condutores até o transformador, causando o incêndio. A causa do acidente foi um objeto arremessado sobre a rede elétrica.

    As equipes passaram a madrugada trabalhando para recuperar os equipamentos da subestação e no meio da noite toda a energia foi reestabelecida. Uma área em volta da subestação foi isolada por conta do risco de maior explosão, uma vez que os transformadores armazenam cerca de 25 mil litros de óleo. Bombeiros usaram espumas especiais para extinguir o incêndio.

    homens da celesc usando epi trabalhando na subertação que pegou fogo em itajaí
    Equipes conseguiram conter as chamas no transformador no meio da noite – Celesc/Divulgação/CSC
    Publicidade