Fecam lança colegiado de desenvolvimento econômico e inovação

    Lançamento contou com gestores municipais que integrarão o colegiado e recebeu apoio de entidades representativas do estado 

    Em ato virtual na última semana, a Federação Catarinense do Municípios (Fecam) apresentou a diretoria e reuniu as entidades parceiras das ações previstas para o planejamento do ano de 2021, entre elas o Colegiado de Desenvolvimento Econômico e Inovação (CODE). O objetivo é desenvolver municípios mais empreendedores no colegiado, lançado também pela Federação de Consórcios e Associações de Municípios.

    O CODE, vinculado à Fecam, compreende atenção aos 295 municípios catarinenses, com objetivo de oferecer integração entre os gestores públicos, gerar conhecimento sobre políticas públicas, disponibilizar um banco de soluções em ambiente virtual, além de parcerias com instituições ligadas ao desenvolvimento econômico e inovação.

    Cerca de 60 pessoas participaram do lançamento do CODE, em ato virtual. Fecam/Divulgação/CSC

    Cerca de 60 pessoas participaram do lançamento, além de representantes do governo estadual e federal, institutos, universidades, fundações, associações de municípios, secretários municipais e demais gestores públicos das áreas afins. O colegiado terá como presidente o empreendedor e representante da prefeitura de Florianópolis, Piterson Santana; o vice-presidente Celso Oliveira (prefeitura de Gaspar); o 1° Secretário Diego Chierighini  (prefeitura de Palhoça); 2° Secretário Moris Kohl (prefeitura de Blumenau) e o secretário executivo Carlos da Costa (economista da Fecam).

    O presidente do CODE, Piterson Santana reforçou o caráter de inter-relação e conexão dos gestores públicos com o desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda. A agenda do colegiado prevê encontros de inovação e conhecimento nos meses de janeiro, abril, julho e dezembro, com foco em apresentação de boas práticas, programas e projetos do estado voltados aos setores, cases e experiências internacionais e organização regional.

    Publicidade

    Para 2021, o colegiado pretende coordenar a área de desenvolvimento econômico do congresso de prefeitos promovido pela Fecam e nove encontros regionais estão programados com o Sebrae/SC para capacitação. “O colegiado auxiliará o gestor público, os secretários municipais e suas equipes, a conduzirem melhor as ações e contribuir para um estado cada vez mais empreendedor”, enfatizou Piter.

    Publicidade