Se Liga na Rede mostra que 89% dos imóveis de Florianópolis não estavam corretos

Programa de fiscalização sanitária em Florianópolis chega em dois novos bairros

homem se abaixa para fazer inspeção em tampa de esgoto com cones em volta no meio de uma área em construção
Floripa Se Liga Na Rede é um programa de fiscalização que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta - Tito Pereira/Divulgação/CSC

O programa Floripa Se Liga na Rede iniciou a fiscalização em dois novos bairros da capital. Neste mês a varredura das ligações sanitárias ocorre em condomínios, estabelecimentos comerciais e casas do Saco dos Limões e da Costeira do Pirajubaé, para verificar se os imóveis da região estão ligados corretamente à rede coletora de esgoto.

O novo evento dá prosseguimento ao trabalho do Programa Se Liga Na Rede em toda Florianópolis. Ao total, já foram realizadas inspeções em mais de 7,4 mil imóveis e encontradas irregularidades sanitárias em quase 6,6 mil deles – uma média de 89% de imóveis com problemas no momento da primeira visita da equipe. A intenção do programa é justamente corrigir isso. Caso contrário, dá multa ao proprietário.

“A Prefeitura de Florianópolis há cinco anos dá suporte técnico ao programa de educação ambiental e comunicação que é o Se Liga na Rede para que a população tenha condições de fazer a sua parte na regularização da rede sanitária”, aponta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

Publicidade

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o programa oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías. Um dia esse trabalho de formiguinha, indo de casa em casa, teoricamente pode fazer com que a capital volte a ter suas 100 praias balneáveis.

No momento o programa de inspeção de canos domésticos abrange também bairros como Centro, Coqueiros, Itaguaçu e Cachoeira do Bom Jesus.

Para atender à população e dar suporte aos técnicos que estarão em campo de segunda a sexta, o programa tem sede própria na Rua Desembargador Pedro Silva, n. 3078, sala 102, em Coqueiros, tendo também sedes itinerantes nos bairros de realização dos eventos regionais. O telefone para agendamentos, dúvidas e mais informações, com contato preferencialmente por mensagem de Whatsapp, é (48) 98821-6499.

O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan e executado pela Echoa Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.

Publicidade
COMPARTILHAR