Franchising é sinônimo de segurança

vão central de escadas rolantes de um shopping visto do piso superior mostrando os níveis inferiores e pessoas ciruclando
Foto: Pixabay/Divulgação

Por Lucien Newton

O mercado de franquias no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, superando a média de crescimento da economia brasileira. No entanto, expandir é um dos movimentos mais arriscados para uma empresa, onde mesmo, negócios com histórico de sucesso podem fracassar na abertura de novas unidades caso não façam este processo com muita preparação e habilidade para superar os entraves e revezes que fatalmente acontecerão durante a jornada do crescimento empresarial.

No mundo atual, não crescer, ou crescer pouco e lentamente, é o mesmo que morrer vagarosamente. Quando uma nova marca surge no mercado, ela normalmente enfrenta dificuldades para conseguir se estabelecer. Primeiramente, é preciso entender e se diferenciar da concorrência, que está há mais tempo presente no segmento. Ela, ainda, precisa conquistar a confiança dos consumidores e, como em qualquer relacionamento, confiança não nasce da noite para o dia.

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De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade de novos negócios no Brasil está crescendo e a taxa de sobrevivência das franquias é muito mais alta que a de negócios próprios. A franqueadora possui uma marca testada e consolidada no mercado, o que facilita a atração dos primeiros consumidores que reconhecem os padrões de qualidade da rede.

Vale destacar um aspecto menos conhecido da receita de sucesso das franquias, que são suas técnicas de expansão e geomarketing. Para muita gente, a abertura de cada nova unidade é uma aposta, mas para as franqueadoras a realidade é diferente. Elas possuem equipes que analisam o potencial de cada mercado antes de inaugurar, como resultado, conseguem ter mais segurança de que o negócio certo está no lugar certo. Esse é um fator que contribui para a alta taxa de sucesso das franquias em relação aos comércios independentes. Apenas quem já viveu a experiência de fechar uma loja sabe o quanto isso pode ser doloroso.

No fim do dia, a soma de cuidados e processos faz da franquia um investimento mais seguro em relação a outros empreendimentos. A sustentabilidade do crescimento do franchising ao longo dos anos, está aí para provar isso.

Lucien Newton é especialista em franquias com mais de 20 anos de experiência no setor. VP de Consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, já formatou mais de 600 projetos. 

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