Frio permanece em SC na terça e quarta-feira

    Segundo o departamento de monitoramento meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), a terça-feira, 28, reserva um dos momentos mais gélidos do ano em Santa Catarina, com especial ênfase na região da Grande Florianópolis.

    Uma massa de ar frio, que já atinge o estado desde o final de semana, avança, causando um declínio acentuado nas temperaturas. Nos pontos mais elevados da Serra, os termômetros devem registrar valores negativos, enquanto nos planaltos e na Grande Oeste, as temperaturas devem oscilar entre 3°C e 7°C durante a manhã.

    As mínimas variam de 0°C a 6°C nos planaltos e na Grande Oeste, podendo ser pontualmente mais baixas, e de 5 a 11°C nas demais regiões. A influência do Ciclone, juntamente com a maior nebulosidade, mantém as temperaturas estáveis ao longo do dia, permanecendo baixas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, com valores entre 3°C e 7°C na Serra e de 5°C a 10°C no Grande Oeste. Já nas demais áreas, as temperaturas variam de 14°C a 22°C.

    Publicidade

    Os ventos originados pelo ciclone extratropical em alto mar intensificam a sensação térmica de frio ao longo do dia, contribuindo para um ambiente ainda mais gelado. Este frio intenso persiste ao longo da semana, especialmente nas primeiras horas do dia, até pelo menos quinta-feira, 30.

    Além disso, a agitação marítima aumenta progressivamente ao longo do dia, com ondas de leste atingindo entre 2 e 3 metros de altura, com picos de até 3,5 metros em alto mar.

    Publicidade
    COMPARTILHAR