Fundação da estação de tratamento de Potecas começa a ser construída

Estação de tratamento terá capacidade dobrada e vai acabar com lagoas

Obras de fundação da ETE Potecas, em São José, iniciaram nesta semana
Obras de fundação da ETE Potecas, em São José, iniciaram nesta semana – Imagem: Casan/Reprodução/CSC

Após escavação do terreno, teve início nessa semana a etapa de fundação da obra da estação de tratamento (ETE) de Potecas em São José. A nova ETE de Potecas deve promover uma transformação na localidade ao desativar as lagoas de estabilização com a substituição por um parque no local. A estação ficará ao lado das atuais lagoas de decantação, em terreno permutado com o município.

O equipamento terá tecnologia terciária de tratamento do esgoto, o que inclui sistema de lodos ativados por aeração, remoção de elementos como nitrogênio e fósforo, além do mais requisitado, o controle de odor no local.

A estação de tratamento Potecas foi construída na década de 1980 e, na época, a região era desabitada. Com o crescimento da cidade e a forte presença de mau cheiro, tornou-se necessária a mudança no local.

Publicidade

A nova estação foi dimensionada para processar quase o dobro de efluentes do que a unidade atual, prevendo atender cerca de 438 mil habitantes. O investimento é de R$ 149,8 milhões e o prazo para construção é de 2 anos, com execução Consórcio ETE Potecas.

Vereadores acompanham

Comissão de vereadores de São José foi ao local na terça-feira (9) para acompanhar a obra. Estiveram presentes na vistoria os vereadores Antônio Carlos da Silveira Jr, Constâncio Maciel Neto, Cryslan de Moraes, Jandir da Rosa, Mauro Henrique da Silva e Ruanito da Silva, conduzidos pelo diretor de operação e expansão da Casan, Joel Horstmann, assim como representantes da prefeitura.

Vereadores de São José acompanham obras na ETE de Potecas
Antiga reivindicação da comunidade é acompanhada pelos vereadores de São José, que visitaram as obras na terça (9) – Foto: CMSJ/Divulgação/CSC
Publicidade
COMPARTILHAR