Casan reforça investimento em obras em São José

Quarto maior município de Santa Catarina, São José vem recebendo importantes investimentos da Casan. São obras para reforçar e ampliar o sistema de abastecimento de água, como reservatórios e a adutora São José/Biguaçu, além da nova Estação de Tratamento de Esgoto Potecas.

Novos reservatórios

Nesta terça-feira (21) a Casan está finalizando a interligação do novo reservatório Forquilhinha que, em breve, poderá entrar em operação.  Com capacidade para 5 milhões de litros, a estrutura atenderá 9 bairros: Forquilhinha, Forquilhas, Alto Forquilhas, Potecas, Picadas do Sul, Flor de Nápolis, Colônia Santana, Real Parque e Sertão do Maruim. O investimento é de R$ 5,6 milhões, em parceria com a Caixa Econômica Federal, integrando o planejamento hídrico para o Estado de Santa Catarina.

Investimentos da Casan em São José incluem novo reservatório, adutora e ETE de Potecas
Investimentos da Casan em São José incluem novo reservatório, adutora e ETE de Potecas – Casan/Divulgação/CSC

Em março a Casan também realizou a entrega do reservatório de água to Monte Cristo, o que já permitiu triplicar a capacidade de armazenamento de água tratada na região, passando de 4.000 para 12.000 m³. A unidade atende a região Continental de Florianópolis e São José, beneficiando os bairros Jardim Atlântico, Coloninha, Monte Cristo, Estreito, Barreiros, Kobrasol e Campinas.

Publicidade

“Junto com o Governo do Estado, a Casan tem olhado para São José, um município que apresenta um grande crescimento. Os investimentos vão preparar a cidade para o futuro e seguem a determinação do governador Carlos Moisés de resolver problemas históricos, que foram deixados para trás ao longo dos anos. A ETE Potecas é um grande exemplo”, destaca a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

Nova ETE de Potecas

A nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas pretende transformar a região. As lagoas de estabilização serão desativadas e substituídas por uma moderna ETE, com tecnologia avançada para garantir a qualidade do efluente tratado e o controle de odores. O projeto está em fase final do processo de licitação.

A nova estação foi dimensionada considerando uma população de 328.494 habitantes para a primeira etapa do projeto e 437.992 habitantes na segunda etapa, com vazão de até 800 L/s.

Além de nova tecnologia que irá aprimorar o sistema e quase dobrar a capacidade de tratamento, a desativação das lagoas de estabilização vai trazer mais qualidade de vida para a população. O planejamento prevê que o local onde hoje existem as lagoas passe por recuperação ambiental, dando lugar a um parque urbano, com áreas de lazer e prática de esportes. Para viabilizar a obra, a prefeitura irá doar à companhia uma área de 110 mil m² para a construção.

Nova adutora

Outra obra é a nova adutora de água tratada, que vai ampliar o abastecimento para São José e Biguaçu. A nova rede, de 5,4 mil metros, está sendo assentada desde o trecho localizado entre a Avenida das Torres com a Rua Otto Júlio Malina até a divisa de São José com Biguaçu. A adutora atenderá 28.343 ligações, aproximadamente 85 mil pessoas, como parte do Sistema Integrado de Florianópolis (SIF). O investimento é de cerca de R$ 14 milhões, com previsão de conclusão para maio de 2023.

A nova rede vai reforçar a distribuição de água tratada no município de São José, nos bairros Bela Vista, Jardim Cidade de Florianópolis, Ipiranga, Real Parque, Areias, Dona Adélia, Jardim Santiago e Serraria. Possibilitará ainda um incremento de vazão para o município de Biguaçu, aumentando a capacidade de transporte de água e resultando em ganho no tempo de resposta em caso de desabastecimento. No futuro, o projeto é de que a estrutura faça parte do Sistema de Abastecimento do Rio Biguaçu, que será interligado ao Sistema Integrado de Florianópolis.

Trato pelo Araújo

Além das obras é executado em parceria com a prefeitura um programa de fiscalização das ligações de esgoto na bacia do Rio Araújo, o chamado Trato pelo Araújo. A visita da equipe para regularização do imóvel pode ser agendada pelo número (48) 992036873.

Publicidade