Gean é empossado prefeito de Florianópolis; vereador Katumi vai presidir a câmara

Prefeito, vice e vereadores da capital tomaram posse em cerimônia na tarde desta sexta-feira (01/01)

Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br

Em cerimônia presencial, mas com restrição de público na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o prefeito eleito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), o vice Topázio Silveira (Republicanos) e os 23 vereadores eleitos em 2020 tomaram posse dos cargos nesta sexta-feira (1º/1). No mesmo evento, Roberto Katumi (PSD) foi eleito para presidir a câmara de vereadores no próximo biênio.

A instalação da 19ª legislatura da câmara municipal de Florianópolis foi conduzida pelo vereador Dalmo Menezes acompanhado na mesa pelo deputado estadual Bruno Souza (Novo), representando a Alesc, o prefeito Gean Loureiro, o vice-prefeito Topázio Silveira e o vereador Ednon Manoel Rosa. Na sessão solene, o prefeito, o vice e os vereadores assinaram o termo de posse.

Publicidade

Em sua fala, Gean Loureiro afirmou que a cidade tem estrutura para iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19, como seringas, agulhas e refrigeradores para as unidades de saúde, além da compra de refrigeradores para vacinas que precisam de baixas temperaturas. “Se a da Pfizer vem e precisa em determinado momento ser armazenada a -70º, nós estamos comprando para utilizar. Não queremos entrar na questão ideológica de que vacina vamos aplicar na população e sim todas que tiverem certificação da Anvisa são bem-vindas para Florianópolis”. Loureiro ainda destacou que, “mesmo convivendo com a doença”, na próxima segunda-feira (04/01) vai apresentar um programa voltado à qualificação, à geração de emprego e ao estímulo à economia.

Para a legislatura de 2021 a 2024 na capital, 12 vereadores foram reeleitos e 11 são estreantes. Os que retornam à câmara são Marquito (PSOL), Gabrielzinho (Podemos), Ed Pereira (PSDB), Roberto Katumi (PSD), Claudinei Marques (Republicanos), Afrânio Boppré (PSOL), Edinon Rosa – Dinho (DEM), Gui Pereira (PSC), Dalmo Menezes (DEM), Renato da Farmácia (PSDB) e João Luiz da Bega (PSC). Os vereadores estreantes são Josimar Pereira – Mamá (DEM), Manu Vieira (Novo), João Cobalchini (DEM), João do Bericó (PSL), Carla Ayres (PT), Pri Fernandes (Podemos), Diácono Ricardo (PSD) e Gilberto Gemada (Podemos)

 

Eleição para mesa diretora

Para os próximos dois anos da presidência da câmara de vereadores, concorreram os vereadores Marquito (PSOL), Roberto Katumi (PSD), Maryanne Matos (PL) e Maikon Costa (PL), que retirou a candidatura durante a votação.

Os candidatos falaram por 10 minutos e em seguida os vereadores anunciaram os votos no microfone. O vereador Katumi foi eleito com 15 votos e presidirá a câmara com João Cobalchini como vice-presidente, Pri Fernandes como a 2ª vice-presidente, Claudinei Marques (Republicanos) 1º Secretário e Dinho  2º Secretário.

Publicidade