Governo autoriza obra na maior estação de tratamento de esgoto de Santa Catarina

Com o projeto, a cobertura de saneamento será ampliada em 72% em Florianópolis daqui a 3 anos e meio

O governador Carlos Moisés autorizou, na manhã desta sexta-feira (23/10), o início da obra de ampliação da maior estação de tratamento de esgoto do estado, a ETE Insular, na capital do estado. No valor de mais de R$ 144,8 milhões, a obra representa o maior investimento de recursos em um empreendimento de saneamento da Casan. Com esse projeto, a cobertura de saneamento será ampliada em 72% na Capital.

foto aérea da estação de tratamento de esgoto na cabeceira da ponte pedro ivo, mostrando o centro e continente ao fundo
Ampliação da estação de tratamento de esgoto na entrada da Ilha deverá beneficiar 12 bairros de Florianópolis – Casan/Divulgação/CSC

Localizada na entrada da Ilha de Santa Catarina e em operação desde 1999, a ETE Insular será totalmente modernizada e terá sua capacidade de tratamento duplicada, passando de 296 litros/segundo para 612 l/s. Com financiamento da Agência Japonesa de Cooperação (Jica), os recursos vão beneficiar 12 bairros e cerca de 225 mil moradores de Florianópolis. A previsão de que o projeto seja executado em 42 meses.

Abrangência

Os bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal, que têm 52 quilômetros de rede assentada, poderão fazer a conexão à nova unidade, tendo coleta e tratamento. O projeto também prevê a implantação de mais 12 quilômetros de rede para atender os bairros José Mendes e Morro da Lagoa. Outros cinco bairros − Centro, Trindade, Agronômica, Saco dos Limões e Costeira − serão beneficiados com a ampliação da unidade para acompanhar o crescimento vegetativo dessas áreas e, especialmente, com a modernização dos processos de tratamento.

Publicidade

Com a conclusão desta obra de esgotamento sanitário, Florianópolis deverá ter 74% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. A ETE Insular passará a operar em sistema terciário, considerado o modelo de tratamento mais completo, que além de remover a matéria orgânica do esgoto também retém nitrogênio e fósforo.

Publicidade