Governo de SC descarta lockdown e governadores do Sul se unem para comprar medicamentos

O governo catarinense decidiu não fazer um novo lockdown. A decisão foi através do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), após a justiça estadual determinar a recomposição desse grupo e que deliberasse sobre o pedido do Ministério Público em fazer ou não um fechamento geral por 14 dias.

A reunião nessa quarta-feira (17/3) durou cinco horas e encerrou sem maiores determinações. O governo divulgou que eventuais medidas pontuais de enfrentamento à Covid-19 serão deliberadas nesta quinta (18), pelo Coes, para entrar em vigor nas próximas semanas.

Moisés, Leite e Ratinho
três governadores usando máscara em pé em entrevista coletiva
Eduardo Leite, Carlos Moisés e Ratinho Junior se uniram para comprar medicamentos e compartilhar leitos de UTI; já sobre compra conjunta de vacinas vão esperar que governo federal forneça – Peterson Paul/Secom/Divulgação/CSC

Os governadores dos três estados do Sul anunciaram na tarde desta quarta-feira (17) medidas de cooperação no enfrentamento da Covid-19. Os chefes dos poderes executivos – Moisés, Ratinho e Leite – se reuniram na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, e decidiram aumentar a integração entre os sistemas de regulação de estoques e a compra de insumos. Os governos disseram ao Ministério da Saúde, com o atual e o futuro ministro, que possuem dinheiro para a aquisição de vacinas, porém defendem esperar pelo fornecimento do governo federal.

Publicidade

O governador Ratinho Júnior, do Paraná, salientou que o Sul do Brasil no momento é o epicentro da nova variante do coronavírus (P1). Ele também ponderou que os três estados estão enfrentando uma escassez de medicamentos do kit intubação, o que reforça a necessidade de integração.

Na avaliação do governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, embora o número de mortes esteja em alta, a tendência é de uma estabilização no número de casos. Apesar disso, reforçou ser preciso seguir vigilante e manter a expansão dos serviços.

De acordo com Leite e Ratinho, os três estados do Sul também vão compartilhar leitos de UTI para transferir pacientes, quando for em regiões próximas. No momento quase todos os hospitais dos três estados estão lotados, com ocupações gerais acima de 99%.

Números da Covid no Sul

Somados, os três estados registraram nesta quarta-feira 20.866 casos de coronavírus e 640 mortes por Covid. No total há 39.027 pessoas que morreram em todo Sul do Brasil pela doença respiratória: 9.121 em Santa Catarina, 14.087 no Paraná e 15.819 no Rio Grande do Sul.

Publicidade