Governo federal ajuda a bancar Pronto Atendimento 24 horas

    Vista do prédio branco de quatro andares tirada por um drone na altura da última janela
    Policlínica de Forquilhinha com Pronto Atendimento 24h foi inaugurada em dezembro de 2017 - Foto: PMSJ/Divulgação

    O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, assinou portaria nº1172 de 26 de abril de 2018 que habilita o Pronto Atendimento 24h da Policlínica de Forquilhinha, em São José, a receber recursos do Governo Federal, via Ministério da Saúde, para garantir o funcionamento integral. A decisão provocou grande euforia na área da Saúde no Município.

    Para lembrar

    Quando a Policlínica e PA 24h foram inaugurados, em dezembro do ano passado, o deputado Esperidião Amin colocou na linha o então ministro da Saúde Ricardo Barros, de quem o parlamentar arrancou o compromisso publicamente de ajudar a Policlínica, compromisso aceito e comunicado no mesmo instante à prefeito Adeiana Dal Pont, para quem Amin passou o telefone.

    Em reunião com o atual ministro no último 24 de abril, em Brasília, a prefeita Adeliana Dal Pont já havia recebido o aceno positivo quanto ao processo de habilitação, que garante o recurso mensal no valor de R$ 216,5 mil. Após a etapa de habilitação vencida, agora a Prefeitura de São José deverá realizar adequações no PA 24h, conforme exigência da Portaria Federal de 2018, para cumprir os requisitos necessários de enquadramento no programa federal e acessar o repasse total do recurso no valor de R$ 432 mil.

    Publicidade

    “Estamos muito satisfeitos com o resultado do processo de habilitação, pois colocamos a unidade em funcionamento com recursos próprios do Município. Agora, com esta garantia do Governo Federal, temos nossa certeza, ainda mais consolidada de que o serviço no PA 24h continuará sendo prestado com toda a qualidade para a população”, assinala Adeliana.

    duas mulheres e dois homens sentados lado a lado em uma mesa, enquanto um deles assina um papel em um escritório
    Secretária da Saúde, Sinara Simioni, prefeita Adeliana Dal Pont, ministro da Saúde Gilberto Occhi e deputado federal Esperidião Amin: euforia geral – Foto: Divulgação
    Prioridade

    Serão feitas adequações na unidade a fim de atender os requisitos exigidos pela portaria federal de 2018, que serão acompanhadas diretamente pela secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni. “Vamos priorizar o processo de adequação da unidade conforme a exigência estabelecida pela portaria de janeiro de 2018, para que o suporte do Governo Federal no custeio dos serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população seja efetivado no PA 24h de Forquilhinha”, enfatiza Sinara.

    Cerca de 9 mil pessoas chegam a ser atendidas, por mês, na emergência médica do Pronto Atendimento 24 Horas, que funciona no térreo da nova Policlínica Forquilhinha. O PA 24h conta com uma equipe aproximada de 120 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico em radiologia, assistente social, farmacêuticos e agentes administrativos, além de oferecer serviços como raio-X e exames laboratoriais.

    Publicidade
    COMPARTILHAR