Vista do prédio branco de quatro andares tirada por um drone na altura da última janela
Policlínica de Forquilhinha com Pronto Atendimento 24h foi inaugurada em dezembro de 2017 - Foto: PMSJ/Divulgação

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, assinou portaria nº1172 de 26 de abril de 2018 que habilita o Pronto Atendimento 24h da Policlínica de Forquilhinha, em São José, a receber recursos do Governo Federal, via Ministério da Saúde, para garantir o funcionamento integral. A decisão provocou grande euforia na área da Saúde no Município.

Para lembrar

Quando a Policlínica e PA 24h foram inaugurados, em dezembro do ano passado, o deputado Esperidião Amin colocou na linha o então ministro da Saúde Ricardo Barros, de quem o parlamentar arrancou o compromisso publicamente de ajudar a Policlínica, compromisso aceito e comunicado no mesmo instante à prefeito Adeiana Dal Pont, para quem Amin passou o telefone.

Em reunião com o atual ministro no último 24 de abril, em Brasília, a prefeita Adeliana Dal Pont já havia recebido o aceno positivo quanto ao processo de habilitação, que garante o recurso mensal no valor de R$ 216,5 mil. Após a etapa de habilitação vencida, agora a Prefeitura de São José deverá realizar adequações no PA 24h, conforme exigência da Portaria Federal de 2018, para cumprir os requisitos necessários de enquadramento no programa federal e acessar o repasse total do recurso no valor de R$ 432 mil.

Publicidade

“Estamos muito satisfeitos com o resultado do processo de habilitação, pois colocamos a unidade em funcionamento com recursos próprios do Município. Agora, com esta garantia do Governo Federal, temos nossa certeza, ainda mais consolidada de que o serviço no PA 24h continuará sendo prestado com toda a qualidade para a população”, assinala Adeliana.

duas mulheres e dois homens sentados lado a lado em uma mesa, enquanto um deles assina um papel em um escritório
Secretária da Saúde, Sinara Simioni, prefeita Adeliana Dal Pont, ministro da Saúde Gilberto Occhi e deputado federal Esperidião Amin: euforia geral – Foto: Divulgação
Prioridade

Serão feitas adequações na unidade a fim de atender os requisitos exigidos pela portaria federal de 2018, que serão acompanhadas diretamente pela secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni. “Vamos priorizar o processo de adequação da unidade conforme a exigência estabelecida pela portaria de janeiro de 2018, para que o suporte do Governo Federal no custeio dos serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população seja efetivado no PA 24h de Forquilhinha”, enfatiza Sinara.

Cerca de 9 mil pessoas chegam a ser atendidas, por mês, na emergência médica do Pronto Atendimento 24 Horas, que funciona no térreo da nova Policlínica Forquilhinha. O PA 24h conta com uma equipe aproximada de 120 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico em radiologia, assistente social, farmacêuticos e agentes administrativos, além de oferecer serviços como raio-X e exames laboratoriais.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here