Grande Florianópolis tem 35 leitos de UTI disponíveis e ocupação de 86%

    Os 12 hospitais públicos da Grande Florianópolis estão com 86% dos leitos de UTI ocupados na tarde dessa quarta-feira (17/2), de acordo com dados do governo estadual. Três desses hospitais, incluindo a unidade de referência, estão com 100% dos leitos utilizados.

    No total a região da capital dispõe de 258 leitos ativos, dos quais 223 estão ocupados – 112 por pacientes com Covid-19. No Hospital Florianópolis (referência para tratamento da doença na região), os 27 leitos de UTI estão ocupados por pacientes infectados pelo coronavírus. As outras unidades sem vagas em UTI são a Maternidade Carmela Dutra e o Hospital Helmuth Nass, em Biguaçu.

    profissional de saúde com trajes entra em porta da ala de uti do hospital de nova trento
    Três hospitais da região da capital estão sem vagas nesta terça (17) – Maurício Vieira/Secom SC/Divulgação/CSC

    A crescente nos casos, que faz a região estar constantemente na classificação vermelha, tem aumentado a preocupação dos gestores, também de olho na situação da região de Chapecó. No momento a Grande Florianópolis tem 124 mil casos confirmados, com 1.094 óvitos pela Covid.

    Governo quer a reativação de 21 leitos de UTI
    Publicidade

    “Lembramos que Florianópolis tem 21 leitos que necessitam estar ativos e os hospitais não o fizeram. Estamos cobrando essa ativação imediatamente”, disse o secretário de Saúde de SC, André Motta Ribeiro, em reunião nessa terça com agentes do setor de saúde pública. De acordo com o secretário os leitos foram desativados em 2020 e ainda não retornaram à operação.

    Leitos no Oeste

    Em situação pior do que a Grande Florianópolis, o Oeste catarinense espera por mais leitos de UTI para evitar as mortes pelo coronavírus. O governo de Santa Catarina diz que pretende abrir mais  150 novos leitos clínicos de retaguarda nos municípios de Ponte Serrada, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Cunha Porã, Nova Erechim, Palmitos e também Xaxim. Já na terça-feira, foram encaminhados equipamentos para os municípios de Chapecó e Maravilha.

    Publicidade