Hemosc reduz tempo de quem teve Covid para doação de sangue

Bolsas de sangue de doadores
Venilton Kuchler/Divulgação/CSC

O Hemosc passou a adotar novos critérios para os doadores de sangue voluntários que tiveram Covid-19. A partir de agora, as pessoas que testaram positivo para a doença podem doar após 10 dias da completa recuperação. Antes, os doadores precisavam aguardar 30 dias. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do país.

O coordenador de Captação de Doadores do Hemosc, Silvio Antônio Battistella, explicou que com aumento exponencial do número de infectados no país, a revisão das orientações previstas na Nota Técnica e a redução deste tempo para 10 dias vão auxiliar os hemocentros, especialmente diante das dificuldades em se conseguir doadores saudáveis. Em janeiro, com a alta da Covid, houve redução em 20% dos doadores.

Battistella reforçou ainda que os candidatos à doação de sangue que tiveram contato a um caso confirmado deverão ser considerados inaptos pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode ser doador.

Publicidade

No momento o centro está com estoques baixos principalmente de O negativo e positivo e A negativo.
A doação de sangue está funcionando com agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou pelo site do Hemosc.

Publicidade
COMPARTILHAR