Hospital Azambuja realiza primeira cirurgia robótica oncológica pelo SUS em SC

    Equipe médica do Hospital Azambuja realizzando cirurgia robótica
    Foto: Comunicação Hospital Azambuja/Divulgação

    O Hospital Azambuja, em Brusque, realizou na sexta-feira (19/06) a primeira cirurgia robótica oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. O procedimento foi uma lobectomia pulmonar, utilizada para retirar parte do pulmão de um paciente com câncer.

    A unidade integra a rede pública de saúde e de atendimento oncológico do estado. Além disso, a cirurgia representa um marco para a saúde pública catarinense. Isso porque a tecnologia robótica passa a fazer parte do tratamento oferecido pelo SUS.

    O paciente mora em São João Batista e chegou ao hospital por meio da Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Após o procedimento, ele recebeu alta em apenas dois dias, no dia 21 de junho.

    Publicidade

    Segundo especialistas, a técnica reduz o trauma cirúrgico. Além disso, provoca menos sangramento e acelera a recuperação.

    Tecnologia fortalece atendimento oncológico

    O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, afirmou que a iniciativa faz parte da ampliação da rede hospitalar catarinense. Segundo ele, o Estado também investe na modernização dos serviços prestados à população.

    “Com a orientação do governador Jorginho Mello, estamos reorganizando e ampliando a rede hospitalar em Santa Catarina. Após um trabalho intenso, conquistamos a habilitação em oncologia para o Hospital Azambuja, o que nos permite avançar ainda mais no cuidado aos pacientes. Seguimos apoiando a unidade com a incorporação de novas tecnologias, como a cirurgia robótica, que representa um salto importante em qualidade, segurança e resolutividade na assistência oncológica pelo SUS”, afirmou.

    A equipe médica realizou a cirurgia com o cirurgião torácico Eduardo Ballester, coordenador da cirurgia robótica do Hospital Azambuja, e o médico Ramon Mendes.

    Estado avalia ampliar acesso à cirurgia robótica

    Segundo Ballester, o projeto também permitirá que o Estado avalie os custos e a viabilidade da tecnologia. Dessa forma, Santa Catarina poderá ampliar o acesso à cirurgia robótica para pacientes oncológicos atendidos pelo SUS.

    Tecnologia pode beneficiar casos mais complexos

    Neste primeiro momento, a parceria atenderá pacientes com câncer encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde. Para isso, a regulação estadual seguirá critérios específicos.

    A expectativa é beneficiar principalmente pacientes com quadros mais delicados. Além disso, a tecnologia pode ajudar em cirurgias de maior complexidade.

    “Muitas vezes são pacientes que têm cirurgias mais difíceis, mais delicadas, e que necessitam de uma tecnologia como a robótica para conseguir a melhor resolução do caso”, explicou Ballester.

    Para o diretor administrativo do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, o procedimento representa um avanço histórico para a saúde pública do estado.

    “A realização da primeira cirurgia robótica oncológica pelo SUS no estado demonstra a força da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. É um avanço que chega ao paciente, que passa a ter acesso a uma tecnologia de ponta, com mais precisão, segurança e melhores condições de recuperação”, destacou Bastiani.

    Publicidade