Matriz de risco à Covid em Santa Catarina apresenta leve melhora

    matriz de risco à covid em sc mostra apenas região de xanxerê no laranja e as 15 demais em vermelho
    Apenas a região de Xanxerê foi classificada na faixa laranja (grave) ao coronavírus - SES/Divulgação/CSC

    A situação da Covid em Santa Catarina ainda é bastante grave, com 15 das 16 regiões classificadas em nível gravíssimo (vermelho) de risco ao coronavírus, em atualizada da matriz de risco potencial neste sábado (3/4). Depois de cinco semanas com todas as regiões em estado gravíssimo, houve uma leve melhora apenas na região de Xanxerê, que passou ao nível grave (cor laranja).

    Segundo a cientista de dados Bianca Vieira, a melhora se deve pela baixa dos indicadores nos índices de transmissibilidade, do evento sentinela e, principalmente, do monitoramento dos casos, que voltou à cor amarela (nível alto), caindo duas posições na região.

    “O padrão de melhora dos indicadores continua, com destaque para os de transmissibilidade, que estão mostrando queda em todas as regiões. Nenhuma região apresentou nota máxima pela primeira vez em bastante tempo, o que é um resultado positivo, mesmo que a capacidade de atenção permaneça em nível gravíssimo em todas as regiões”, afirmou Bianca.

    Publicidade

    Na capacidade de atenção, a região Carbonífera é a única que está com o número de leitos abaixo dos 90% de ocupação. Outras quatro regiões estão com ocupação maior que 95%, sendo que a restante continua com 100% de ocupação.

    + SC tem 2,1% da população vacinada, previsão de poucas doses em abril e mudança no lote

    Números da Covid

    Há 813.871 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 777.969 estão recuperados e 24.777 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira (2). A Covid-19 causou 11.125 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,37%.

    O estado ainda tem 252 pacientes graves à espera de um leito de UTI, distribuídos nas seguintes regiões:

    Grande Oeste – Chapecó – 20
    Meio Oeste – Joaçaba – 30
    Serra – Lages – 14
    Norte – Joinville – 89
    Vale – Blumenau – 9
    Foz – Itajaí – 33
    Sul – Criciúma – 36
    Grande Florianópolis – 21

    Publicidade
    COMPARTILHAR