Antônio Carlos Vieira Vierião falecimento
Antônio Carlos Vieira, o Vieirão, era secretário de finanças de São José desde abril de 2013; também foi duas vezes deputado estadual - Divulgação/CSC

Faleceu nesta terça-feira (15/10) o secretário de finanças de São José, Antônio Carlos Vieira, conhecido como Vieirão, aos 78 anos. Vieirão estava afastado das funções na prefeitura nos últimos meses para tratar de um câncer. Ele deixa esposa e quatro filhos. O velório será realizado a partir das 20h, na Assembleia Legislativa. A prefeita Adeliana Dal Pont decretou luto oficial de três dias no Município.

Histórico

Natural de Florianópolis, nascido em 30 de agosto de 1941, ele era formado em Economia pela UFSC e teve uma carreira dedicada ao serviço público. Foi diretor-financeiro do Besc, Secretário de Estado da Fazenda, Secretário de Finanças de Florianópolis, Presidente da Comcap, Assessor Técnico do Senado Federal e coordenador do Orçamento Estadual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, entre outros cargos.

Foi eleito deputado estadual em 2002 pelo PP e em 2010 também assumiu uma cadeira na Alesc como suplente. Uma de suas leis aprovadas foi a 13.707/2006, que dispõe sobre a isenção de ICMS na aquisição de automóveis por pessoas portadoras de deficiências físicas e seus representantes legais.

Na secretaria de finanças de São José
Publicidade

Antônio Carlos Vieira era secretário de Finanças de São José desde abril de 2013. Em nota, a prefeitura afirma que Vieirão “deixa sua marca no município ao conduzir as finanças da administração municipal. Com firmeza e controle dos gastos públicos, contribuiu para que a cidade deixasse para trás uma situação de inadimplência para se tornar exemplo de gestão no Estado”.

Como secretário municipal, ajudou a conduzir um trabalho para que a prefeitura arrecadasse mais e gastasse menos. Em 2013, quando a prefeita Adeliana Dal Pont assumiu, apenas 32% da receita era própria, vinda de tributos municipais. Atualmente o percentual chega a 52%, o que possibilitou ao município novos investimentos.

Em março deste ano, Antônio Carlos Vieira foi homenageado com o título de Cidadão Honorário, concedido pela Câmara Municipal. “São José perde um homem público muito dedicado à cidade. E para mim, pessoalmente, mais do que um colega de trabalho, perco um grande amigo, com quem tive a satisfação de trabalhar durante esses seis anos. É um dia bastante triste para todos nós”, lamentou a prefeita Adeliana Dal Pont.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here