Novo ônibus vai beneficiar 70 alunos da Apae de São José

    A Apae de São José recebeu nesta quarta-feira (2/12) um novo ônibus para transporte de alunos. O veículo deverá beneficiar até 70 jovens atendidos pela instituição. A compra foi realizada com verba estadual através de indicação do deputado Sérgio Motta.

    Funcionários da Apae de São José recebem novo ônibus para transporte de alunos - Lucas Cervenka/CSC
    Funcionários da Apae de São José recebem novo ônibus para transporte de alunos – Lucas Cervenka/CSC

    Na solenidade estavam presentes, além do deputado, o presidente da Apae-SJ, Antônio Hillesheim, o prefeito eleito, Orvino Coelho de Ávila, e o grupo de funcionárias e professoras do local.

    Motta, Hillesheim e Ávila falaram da importância do fortalecimento da instituição na cidade para atender os estudantes com necessidades especiais e, em vista, a destinação de mais uma verba para ampliação do prédio, localizado na Fazenda Santo Antônio.

    Publicidade

    “Isso veio uma boa hora porque nós tínhamos um ônibus que tinha 10 anos de uso e se tornou perigoso para nossas crianças especiais, e era menor também. Eu fiz a solicitação ao governo do estado, através do deputado Sérgio Motta, e fomos muito felizes. O governo nos atendeu, liberou uma verba de R$ 425 mil, e de imediato compramos o ônibus. Tivemos na verdade que fazer o ônibus, porque o novo não tem, tem que mandar fazer. O processo foi todo rápido e hoje temos a alegria de receber o ônibus”, diz o presidente da Apae de São José, Antonio Hillesheim.

    Seu Antônio, como também é conhecido, afirma que, apesar da crise, é possível conquistar boas coisas: “É uma alegria muito grande receber e ainda mais nessa hora de crise. Eu digo que toda a crise tem que levantar a cabeça, pedir, ir atrás, que você consegue. Veja bem, nessa crise toda a gente conseguiu do governo um ônibus novo, é uma coisa bastante difícil, mas fomos contemplados e estamos muito felizes por isso. E aqui quero agradecer o governador Moisés pelo gesto com a gente”, completou o presidente.

    O plano da instituição, segundo ele, é fazer uma obra de 2,6 mil m² para aumentar a quantidade de salas e, assim de alunos atendidos. Para isso conta com o apoio das parcerias, como a do parlamentar estadual.

    O deputado Sérgio Motta revelou que ainda pretende destinar mais verbas de emendas parlamentares para a Apae de São José. “A Apae precisa de verdade dos recursos do governo do estado. Quero também parabenizar o governador. Quando pedimos os recursos, o governador Carlos Moisés foi solícito, atendeu nosso requerimento. Eu tenho certeza que vai ajudar as nossas crianças. Estamos também destinando emendas impositivas no valor de R$ 300 mil para ajudar na construção da nova Apae”, falou em entrevista o deputado.

    Já o prefeito eleito de São José, Orvino Coelho de Ávila, afirmou que a família da Apae está de parabéns. “Eu sempre me sinto muito bem quando venho aqui, já vem de longa data. Sempre lembro da figura da D. Amélia, do Seu Antônio, da Adriana, de toda a diretoria, que levam isso em frente. O município e a sociedade precisam dessas entidades, que atendem aquela parcela da população que tanto precisa. Eu espero que tudo que a gente está passando, quando sair, espero o mais breve possível, que que a gente saia mais solidários e humanos. Estamos aqui para incentivar. Fazer o bem é melhor para quem faz do que para quem recebe”, disse Orvino.

    antonio hillesheim e orvino coelho de ávila posam de máscara para foto dentro do novo ônibus da apae são josé
    Antônio Hillesheim, presidente da Apae de São José, recebeu com o prefeito eleito Orvino Coelho de Ávila, o novo veículo para atender aos alunos – Lucas Cervenka/CSC

    Funcionamento durante pandemia

    A Apae de São José, como as demais escolas, está funcionando apenas com alguns atendimentos presenciais, conforme explica a diretora, Adriana Fidelix Ludwig. “Fazemos cerca de 30 atendimentos por dia na parte de saúde, para deixar bem espaçado. Enquanto isso damos o apoio em casa. As crianças de zero a três anos fazem aqui acompanhamentos de fisioterapia e pedagogia. Alguns outros alunos que precisam vêm três por semana. Também aqueles com baixo funcional podem vir meio período”, diz a diretora.

    Ela lembra que a Apae de São José já distribuiu cerca de 35 pacotes de fraldas, mais de 2 mil máscaras e cerca de 430 cestas básicas às famílias atendidas pela instituição. Atualmente a Apae de São José tem 357 alunos. Sobre o novo veículo, esse deverá rodar praticamente toda a cidade de São José para buscar os alunos que serão atendidos.

    lateral do ônibus onde está escrito Apae São José - SC Escolar
    Novo ônibus da Apae de São José vai beneficiar cerca de 70 alunos – Lucas Cervenka/CSC
    Publicidade