Novo prefeito e vice-prefeito de Biguaçu são empossados

Os 15 vereadores eleitos para os próximos quatro anos também tomaram posse

Novos prefeito e vice-prefeito de Biguaçu, um do lado do outro sorrindo
Divulgação/CSC

Na noite desta sexta-feira (1/12) ocorreu a solenidade de posse do prefeito eleito de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB), e do vice-prefeito, Alexandre Martins de Souza (Podemos). Foram empossados para a 19ª Legislatura da Câmara Municipal os 15 vereadores eleitos para os próximos quatro anos. O evento foi realizado no salão da Igreja Matriz São João Evangelista e foi restrito a cinco convidados para cada eleito.

Os trabalhos iniciais foram conduzidos pelo vereador Manoel José de Andrade, por ser o mais idoso entre os eleitos. Após a assinatura do termo de posse individual dos vereadores eleitos, na sequência foi realizada a Sessão Extraordinária em que foi escolhida a mesa diretora da Câmara para o ano de 2021, formada pelo presidente Ednei Müller Coelho; vice-presidente Sandro Andrade; primeiro-secretário Lucas Rosa Vieira e segundo-secretário Luiz José Martins Júnior, chapa única inscrita, eleita com 14 votos e uma abstenção.

Logo após, o presidente da Câmara empossou o prefeito Salmir e vice-prefeito Alexandre.

Publicidade

No seu discurso, o vice-prefeito Alexandre afirmou que a gestão será pautada no diálogo com a população e homenageou o padrinho, ex-prefeito Sadi Peixoto, morto devido a complicações da Covid-19 recentemente. “Vamos trabalhar pela cidade de Biguaçu, nossa bandeira é a do município, as bandeiras partidárias agora serão guardadas. Vamos trabalhar para todo povo, toda nossa gente. Nosso compromisso é com a honestidade, com o trabalho, com a democracia, com o povo, tão esquecido, que clamou por mudança, que cobrou pelas presenças ativas do prefeito e vice nos bairros da cidade. Vamos cuidar das pessoas, esse é o nosso compromisso.”

Já o prefeito Salmir destacou, por sua vez, a importância do diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo em prol do município. “É chegado o momento de união, de conversa entre os representantes eleitos do povo, num ambiente democrático e saudável, seremos parceiros. A mudança não será só de governo, mas sobretudo de atitude para transforme para melhor a história do município com base em três compromissos fundamentais que conduzirão o município próximos 4 anos: a comunhão do desenvolvimento econômico e a redução da desigualdade social; equilíbrio fiscal e o fomento da participação popular, com a valorização do Orçamento Participativo e dos Conselhos Municipais, trazendo a população para o centro da tomada de decisões.”

Legislativo

A 19ª Legislatura da Câmara Municipal está composta pelos vereadores Sandro Andrade, Lucas Rosa Vieira, Douglas Fernandes de Souza e Manoel José de Andradre (MDB); Rodrigo César Ocker, Israel Gaspar e Cristyan Silveira Prazeres (Podemos); Luan de Souza Pereira, Laudemir Clóvis Pastorello e João Luiz Luz (PSL), Claudemir Aires e Luiz José Martins Júnior (PSD); Ednei Müller Coelho (DEM); Fernando Duarte (PP) e Salete Orlandina Cardoso (PL).

Apenas cinco dos 15 vereadores foram reeleitos: Manoel Andrade, João Luiz, Ednei Coelho, Fernando Duarte e Salete Cardoso.

Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara, Ednei Müller Coelho, ressaltou, em nome de todos os vereadores eleitos, que “alguns vão recomeçar, outros iniciarão a missão de atender seus eleitores, de que seu voto foi acertado. A expectativa aos eleitos é grande, de que se cumpra as propostas apresentadas durante as campanhas. Hoje é o começo de uma nova jornada, com o propósito de defender o nosso povo e a nossa terra, sempre com um tom conciliador, de diálogo aberto a todas correntes e manifestações. Vivemos uma crise moral e ética no Brasil, devemos lutar pela integridade dos cargos de prefeito e vice-prefeito e de valorização do Poder Legislativo, com transparência, ética e respeito, pensando sempre no melhor para a população, sobretudo para as pessoas mais simples”, finalizou.

Publicidade