Prefeitos e vereadores da Grande Florianópolis tomam posse nesta sexta-feira

Os eleitos participam de cerimônias restritas e transmitidas virtualmente que iniciam os mandatos

Os prefeitos eleitos de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu que tomam posse nesta sexta-feira (01/01). Divulgação/CSC

Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br

Com a chegada de 2021, prefeitos, vices e vereadores eleitos ou reeleitos nas últimas eleições, em novembro, tomam posse e iniciam os mandatos de 2021 a 2024. Nas maiores cidades da Grande Florianópolis, as cerimônias presenciais serão restritas e transmitidas de forma online nesta sexta-feira (01/01), devido às restrições da pandemia. Assim como em outros municípios, Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu diplomaram os eleitos em dezembro.

Florianópolis

Publicidade

Em Florianópolis, a cerimônia ocorre às 17 horas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com apenas os eleitos e uma equipe reduzida de trabalho. Tomam posse o prefeito reeleito Gean Loureiro (DEM), o vice Topázio Silveira Neto (Republicanos) e 23 vereadores. A transmissão será realizada pela TV CMF (11.2 na TV aberta) e nas redes da câmara de vereadores.

Gean Loureiro é advogado e administrador por formação, tendo atuado na política como vereador de Florianópolis e deputado estadual. Loureiro foi presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e assumiu mandato de deputado federal no ano de 2011. Foi eleito prefeito da capital nas eleições de 2016 e reeleito em 2020.

São José

Em São José, a sessão solene de instalação da 20ª legislatura será realizada no plenário da câmara municipal às 18 horas desta sexta. Sem a presença de público, serão empossados o prefeito Orvino Coelho Ávila (PSD), o vice Michel da Silva Schlemper (MDB) e 19 vereadores. Na mesma cerimônia ocorre a eleição da mesa diretora para o próximo biênio. Os trabalhos serão transmitidos pela TV Câmara (canal 10.2 UHF) e suas redes sociais.

Natural de Urubici, Orvino Coelho de Ávila vive em São José desde a década de 1970, onde se elegeu vereador pela primeira vez, em 1976. Durante quatro décadas acumulou experiência no Legislativo, mas também ocupou funções no Executivo, como Procurador concursado do município, secretário da SUSP, secretário da Receita e procurador-geral de São José. Também foi presidente do Ceasa, coordenador estadual de abastecimento e advogado da Cidasc, além de ter sido prefeito em exercício nos anos de 2015 e 2018.

Palhoça

Em Palhoça, a solenidade que estava marcada para acontecer no auditório da Faculdade Municipal de Palhoça foi transferida para o plenário da câmara dos vereadores, às 18 horas e sem público. Na cerimônia, o prefeito Eduardo Freccia (PSD), o vice Amaro Junior (MDB) e 17 vereadores tomam posse, além da realização da eleição da mesa diretora. A TV Câmara de Palhoça transmite o evento pelo Youtube e Facebook.

Eduardo Freccia tem 37 anos, é professor universitário e atuou como Secretário de Planejamento e Infraestrutura de Palhoça durante os dois mandatos do então prefeito Camilo Martins. 

Biguaçu

Já em Biguaçu, o prefeito Salim da Silva (MDB), o vice Alexandre Souza (Podemos) e 15 vereadores tomam posse no salão da igreja matriz às 17 horas. Não há informações sobre transmissões da cerimônia.

Salmir tem 50 anos, é natural de Blumenau e foi eleito vereador de Biguaçu em 2016. No ano passado, ele assumiu a presidência da câmara legislativa do município. Em suas redes, o novo prefeito de Biguaçu se descreve como engenheiro, empresário especializado em gestão, casado e pai de duas meninas.

Publicidade