Obra de Meyer Filho será contada em exposição inédita no Masc

    Exposição Arquivos Implacáveis inicia em 29/9

    Meyer Filho
    Artista catarinense Ernesto Meyer Filho ganha exposição no Masc - Foto: Acervo familiar/Divulgação/CSC

    A história de Ernesto Meyer Filho será contada na exposição “Arquivos Implacáveis Meyer Filho”, que ocupa as salas do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), de 29 de setembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, em Florianópolis. O público poderá conhecer as obras deixadas pelo artista em mais de cinco décadas de atuação e também fatos da trajetória que revelam os movimentos artísticos da cidade ocorridos no período de 1943 a 1991.

    A mostra faz parte da programação que celebra os cem anos de nascimento de Ernesto Meyer Filho. Um importante acervo que vem sendo organizado, preservado como legado material e imaterial e divulgado graças à perseverança e dedicação de sua filha, a pesquisadora e presidente do Instituto Meyer Filho, Sandra Meyer.

    “Queremos realizar um evento à altura do legado deixado pelo artista, por meio de um projeto que durou de 2018 a 2022. Fazer conhecer a vida-obra ou obra-vida de Meyer Filho, investigar o acervo [Arquivos Implacáveis Meyer Filho] por ele deixado e fazer dele patrimônio acessível era o que nos movia”, conta Sandra.

    Publicidade

    Escritos, impressos, charges, fotografias, vídeos, pinturas, desenhos e uma série de documentos também retratam um recorte do surgimento da arte moderna em Santa Catarina. Além da exibição dos materiais, serão realizadas ações educativas voltadas às alunas e alunos das escolas públicas e privadas. Professores e mediadores vão receber material pedagógico, visitantes terão acesso à oficina de cartazes, seminários e outras atividades gratuitas oferecidas pelo projeto até janeiro de 2023.

    Publicidade
    COMPARTILHAR