duas assistentes sociais com coletes da prefeitura ao lado de homem deitado com cobertor em banco de praça e guarda ao fundo
Abordagem procura encaminhar pessoas em situação de rua aos serviços municipais - GMSJ/Divulgação/CSC

A Guarda Municipal de São José e as secretarias de Infraestrutura e de Assistência Social realizaram mais uma operação conjunta de abordagens a moradores de rua e retirada de entulhos nos bairros Kobrasol e Campinas.

A ação semanal, denominada Operação Choque Urbano, promove internações quando aceitas pelos usuários de crack, limpeza das regiões degradadas, apreensão de objetos que são provenientes de furtos nos bairros e prisão em caso de mandado ativo.

Na noite desta terça-feira (11/2), a Operação Choque Urbano durou 3h, e contemplou contemplou pontos conhecidos da cidade, como as ruas Farroupilha e Juscelino Kubitscheck, praças dos bairros Campinas e Kobrasol e principais ruas e avenidas, como a Avenida Lédio João Martins e Avenida Acioni Souza Filho. Nesse período foi recolhido um caminhão caçamba lotado de lixo, carrinhos e materiais de origem duvidosa, como pontua a guarda municipal, e 17 pessoas foram abordadas.

Publicidade

A abordagem inclui checagem de documentos para reconhecer pessoas desaparecidas e procuradas pela polícia, além do encaminhamento daqueles que demonstram interesse em participar dos serviços de assistência social oferecidos pelo Município, como o Centro Pop, que recebe pessoas em situação de rua, a Unidade Terapêutica para tratamento de dependentes químicos, entre outros.

Operação Choque Urbano em São José

Desde 2018, a da Guarda Municipal de São José (GMSJ), juntamente com as secretárias de Infraestrutura e Assistência Social, realiza a Operação Choque Urbano em São José. Dados de 2019 mostram que a GMSJ conquistou bons resultados no combate ao crime, reduzindo em 30% as ocorrências de roubo e 17% das ocorrências de furto, além de mostrar eficiente em ações de prisão de foragidos; apreensão de arma; averiguações e abordagens, somando mais de 1.750 ações.

O comandante, Marcelo Luiz de Souza, explica que a operação é realizada toda a semana com o intuito de abordar os moradores em situação de rua e coibir, principalmente, as ocorrências de furtos, arrombamentos e o descarte irregular de lixo realizado na maioria das situações por usuários de drogas.

“Realizamos a Operação Choque Urbano todas as semanas e esta força-tarefa tem trazido resultados positivos no que diz repeito ao encontro de diversas pessoas com mandato de prisão em aberto, encaminhamento de alguns moradores para os serviços disponíveis na área da assistência social do município, além da limpeza e recolhimento de entulhos ocasionado pelo despejo incorreto de lixos, além de coibir o consumo de drogas nestas áreas”, explicou o comandante.

A operação realizada na noite de ontem contou com a participação de seis guardas municipais, duas assistentes sociais e três servidores da infraestrutura. Foram utilizadas quatro viaturas, um carro da Assistência Social e um caminhão.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here