A Prefeitura de Florianópolis apresentou nesta segunda-feira (04/08) os resultados da Operação Fio Desencapado. A ação combate o furto de cabos, a fiação irregular e a receptação de materiais. Por isso, a força-tarefa intensificou as fiscalizações no primeiro semestre de 2025.
Ao todo, as equipes apreenderam mais de 7,5 toneladas de cobre. Além disso, conduziram 15 pessoas por receptação, interditaram 10 estabelecimentos e recolheram três armas de fogo.
Força-tarefa intensifica combate ao furto de cabos na Grande Florianópolis
A vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, liderou a reunião no auditório da Guarda Municipal. O prefeito Topázio Neto participou do evento. Também estiveram presentes promotores do MPSC e representantes da PMSC, PCSC, CELESC e prefeituras da Grande Florianópolis.
A operação se baseia em ações conjuntas de fiscalização e inteligência. Desse modo, as equipes mapearam ferros-velhos e estabelecimentos suspeitos, a partir de levantamentos prévios da Secretaria de Segurança.
Entre janeiro e junho, a força-tarefa realizou 15 operações em diferentes pontos da cidade. Além do cobre, as equipes recolheram 6,5 toneladas de material reciclável. Conduziram duas pessoas por porte ilegal de arma e cumpriram dois mandados de prisão.
No total, os agentes emitiram 41 autos de infração por irregularidades. Além disso, fiscalizaram 18 ferros-velhos em atividade e vistoriaram 35 desativados.
Operações pontuais reforçam impacto da força-tarefa
Uma das ações de maior impacto ocorreu em 14 de maio. Na ocasião, os agentes prenderam três pessoas por receptação, apreenderam três armas e capturaram um foragido da justiça.
Para Maryanne Mattos, o apoio de instituições estaduais tornou o trabalho mais eficaz. “Já conseguimos perceber uma redução nos furtos de fios da iluminação pública. Porque, se não há para quem vender, não há motivo para roubar. E é justamente esse o nosso foco: seguir firmes até desarticular completamente essa organização criminosa”, afirmou.
A Operação Fio Desencapado reúne a Prefeitura, Guarda Municipal, PROCON, FLORAM, Vigilância Sanitária, COSIP, COMCAP, CELESC, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e empresas de telefonia. Por isso, a atuação segue de forma integrada em toda a região metropolitana.
O promotor de Justiça Jádel da Silva destacou a força do trabalho conjunto. “A reunião de hoje teve como objetivo apresentar os resultados alcançados, mas também prestar uma homenagem ao esforço coletivo. A integração de instituições foi essencial. Cada órgão, com sua experiência, contribuiu para um resultado mais efetivo no enfrentamento de uma rede criminosa que impacta diretamente o cotidiano da população”, concluiu.