O outono iniciou na última sexta-feira (20/3). De acordo com o serviço meteorológico do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), no trimestre a chuva deverá ficar próxima a abaixo da média climatológica em SC. A chuva segue mal distribuída com pontuais que poderão superar a média.

Chuvas

Destaque em março, os temporais ainda ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania em períodos curtos. Nesta época do ano é comum também a ocorrência de ciclones que causam chuva e ventos fortes na região.

Em março diminuem as chuvas de verão (chuva convectiva) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do Estado. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no Estado.

Publicidade

A chuva mais significativa no trimestre em SC, é causada pela passagem de frentes frias pelo litoral, com mais intensidade no Oeste e Litoral, em especial de Laguna ao norte em março.

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso,mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura

No trimestre a temperatura estará próxima a acima da média climatológica em SC. No fim do verão e o início de outono massas de ar quente proporcionarão dias consecutivos com temperatura elevada, quentes e úmidos, típicos da época do ano em SC.

No fim de março e em abril chegam às primeiras massas de ar frio, com temperatura baixa, formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul.

Em maio as massas de ar frio são mais intensas, com temperatura mais baixa e a formação de geada mais ampla, atingindo mais regiões do Estado. Dias consecutivos com temperatura elevada (acima de 30ºC) podem ocorrer no outono, especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos. O Ciram ressalta que no outono ocorrem com frequência dias com maior amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima do dia).

A previsão é de neutralidade para o outono sem influência dos fenômenos El Niño e La Niña.

Publicidade