Palhoça lança programa para fornecer óculos de grau para idosos

A Prefeitura de Palhoça instituiu o programa “Melhor idade com Visão” que tem como objetivo fundamental a realização de consultas oftalmológicas e a disponibilização de óculos de grau para idosos acima de 60 anos que estejam inscritos no CadÚnico e que necessitem de uso de correção visual. Na próxima quinta-feira (15) ocorre o lançamento oficial do projeto com a primeira entrega de óculos.

Palhoça lança programa para fornecer óculos de grau para idosos

A prefeitura avalia que a melhoria na qualidade da função visual dos idosos tem ligação direta com a qualidade de vida, porque a capacidade de enxergar melhor aumenta a independência das pessoas e também pode contruir na redução de quadros de depressão.

Publicidade

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social coordenarão o projeto que será realizado por meio das seguintes etapas: acuidades visuais e análises primárias, exame visual, escolha das armações e conferência de medidas ópticas e, por fim, a entrega dos óculos e os ajustes visuais finais.

De acordo com o Alex Schwider, que atua na coordenadoria técnica da saúde visual do município, “muitos idosos sofrem com a perda da visão, vitalidade, dignidade, intimidade com familiares e entes queridos e também com a segurança financeira. Essas são carências difíceis de superar, por isso, esse programa se faz tão importante”.

A intenção do programa, que é similar ao “criança com visão“, que, criado em 2018, fez mais de 4,2 mil consultas oftalmológicas e entregou mais de 2,6 mil óculos a crianças da cidade. A proposta agora é similar: proporcionar aos idosos muito mais do que somente a triagem visual, o exame de visão e a doação de óculos; a ideia é impactar de forma positiva a autoestima maximizando o uso da visão com ou sem a utilização de auxílios ópticos e, assim, assegurar ainda mais os seus direitos garantidos em lei.

Para o prefeito, Eduardo Freccia, “elevar a qualidade de vida dos idosos através dos cuidados com a visão é fundamental na construção de sociedade mais justa e igualitária. Em Palhoça, o programa ‘Criança com Visão’ já se tornou uma referência, possibilitando a distribuição de óculos e o exame visual para alunos da rede de ensino. Tenho certeza que o sucesso se repetirá, agora, tendo os idosos como público principal”.

Para obter mais informações sobre o programa “Melhor Idade com Visão” basta entrar em contato com o coordenadoria técnica da saúde visual do município pelo telefone (48) 98429-6690.

Publicidade