Polícias se preparam para votação em Santa Catarina, com atenção aos crimes eleitorais

    Por Évelyn Cazão

    As policiais militar e civil preparam-se para as eleições municipais, que ocorrem em 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turno, respectivamente) em todo o país. Em Santa Catarina Cerca de 5,2 milhões de pessoas estão aptas a votar no estado no próximo domingo.

    Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) as eleições no estado são consideradas tranquilas, e tendem a ser novamente neste ano. Mas com a pandemia surgem novos desafios, então o foco principal da PM, juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e Secretária de Saúde (SES), é evitar aglomerações e ocorrências próximas aos locais de votação.

    Publicidade

    Os principais pontos de atenção destacados pela PMSC foram os desentendimentos entre os cabos eleitorais; tumulto nas imediações dos locais de votação – “boca de urna”; a denúncia de candidatos, cabos eleitorais ou adeptos, sobre tentativas de fraudes; espalhamento de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, na véspera ou no dia da eleição; atrasos no recolhimento e transporte das mídias com os dados para os locais de apuração; propaganda não autorizada e possíveis brigas e desentendimentos pontuais.

    Já a Polícia Civil de Santa Catarina criou um Centro de Apoio de Polícia Judiciária Eleitoral, que estará funcionado a partir de hoje (10/11) até a próxima segunda-feira (16) com o objetivo de atender ocorrências de crimes eleitorais. A PC cobre todas as cidades do Estado onde não há delegacias da Polícia Federal.

    + PF vai usar drones para fiscalizar eleições em SC

    Sala da Polícia Civil com mesa grande, cadeiras e monitores
    Base da Polícia Civil dará suporte às ocorrências de crimes eleitorais no estado – PC/Divulgação/CSC

    O centro estará à disposição para auxiliar os policiais civis de todo o território catarinense na prestação de um serviço público eficiente. Apenas nos municípios de Florianópolis, Dionísio Cerqueira, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville e Lages que a PC não tem atuação direta em relação à apuração de crimes eleitorais, pois nessas cidades há sede de delegacia da Polícia Federal.

    Locais de votação na SSP

    No bloco A da Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP/SC), localizado na Avenida Governador Ivo Silveira, no bairro Capoeiras, em Florianópolis, será o local de votação para todos os eleitores das seções  636, 637, 638 e 639 da 12ª zona eleitoral.

    As seções eram do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), agência do Continente, que fechou em dezembro do ano passado. Para o eleitor, a única alteração é o endereço, que passou da Avenida Gov. Ivo Silveira número 1960 para Avenida Gov. Ivo Silveira número 1521.

    + Eleitor poderá justificar ausência no dia da eleição pelo aplicativo e-título
    + Eleições 2020: TSE reafirma segurança das urnas e uso transparente

    Publicidade

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here