Ponte Hercílio Luz já foi usada por 42 mil passageiros de transporte coletivo

linha de microonibus ponte viva saindo da ponte
Dados são referentes à semana de 29/1 a 5/2; no momento 20 linhas utilizam a ponte para acessar a ilha - Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/CSC

Na primeira semana de liberação da passagem das primeiras linhas de ônibus pela Ponte Hercílio Luz, de 29 de janeiro a 5 de fevereiro, cerca de 42 mil passageiros acessaram a ilha de Florianópolis pela nova ligação.

As linhas municipais transportaram 16.984 mil passageiros em 452 viagens. Já as intermunicipais contabilizaram 24.873 usuários através de 1896 viagens. Ao todo, 41.857 pessoas passaram a contar com a Ponte Hercílio Luz em seu trajeto bairro – Centro ou Centro – bairro.

Um levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade de Florianópolis aponta que este número de passageiros equivale à cerca de 32.400 mil carros. Esse resultado é obtido a partir da divisão do número total de passageiros por 1,29, que de acordo com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município, o Plamus, é a média de passageiros por veículo na cidade de Florianópolis.

Publicidade

A meta do município é, através do programa Ponte Viva, alcançar cerca de 60 mil usuários por dia somente no transporte coletivo no primeiro semestre. Ao todo, 20 linhas do transporte coletivo (municipal e intermunicipal) passam pela Ponte Hercílio Luz atualmente.

Pelo cronograma, em 17 de fevereiro deve haver mais liberações de linhas para passagem pela estrutura, mas a Prefeitura de Florianópolis, responsável pela operação, faz alterações a cada semana.

Publicidade