Prefeita Adeliana reinaugura UBS e Policlínica de Campinas

A unidade passou por ampla reforma e foi entregue à população de São José nesta sexta-feira (30/10)

Consultório odontológico da UBS em São José. No lado esquerdo uma porta branca com uma placa azul informando o consultório, mais para a direita atrás aparece uma lixeira, uma piá, armário com equipamentos médicos e na frente uma cadeira para os pacientes.
Novos consultórios e mini-auditório foram instalados no posto de saúde de Campinas - Divulgação/CSC

A rede de Saúde de São José recebeu mais um importante reforço neste período de pandemia. Na sexta-feira (30), a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, reinaugurou a unidade básica de saúde e Policlínica de Campinas, que passou por ampla reforma nos últimos meses.

Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, a obra teve início em 2 de janeiro, com a colaboração técnica de engenheiros e arquitetos, além dos profissionais de saúde da rede para garantir que o projeto atendesse as reais necessidades da comunidade. O prédio abriga dois grandes serviços, Atenção Primária (UBS) e Atenção Especializada (Policlínica), sendo que desde sua inauguração, em 2001, foi reformado pela primeira vez.

A estimativa da prefeitura é que a unidade passe a realizar, em média, cerca de 2 mil atendimentos médicos, incluindo pediatra e ginecologia, 400 atendimentos odontológicos, 700 consultas de enfermagem e mais de 2,5 mil procedimentos de enfermagem por mês.

Publicidade

“Eu sei da importância de um serviço de qualidade em saúde para nossa comunidade, para que as pessoas tenham o direito à saúde, acesso a médicos, remédios, exames e tudo que elas precisam. Por isso é um prazer também informar que a partir de terça-feira (3/11), às 7h da manhã, essa unidade estará aberta e funcionará até as 22h, para que as mulheres que trabalham o dia todo encontrem a porta da saúde aberta para vacinar seus filhos, fazer um exame preventivo, entre outros procedimentos”, anunciou Adeliana, que tambem lembrou de outras 12 novas unidades de saúde entregues.

A UBS Campinas será pioneira com atendimento, em nível de atenção primária, de segunda à sexta, das 7h às 22h, incluindo no horário noturno atendimento a gestante, criança, idoso, atendimento odontológico, realização de curativos e outros procedimentos de enfermagem, vacinação, entrega de medicamentos, coleta de exame citopatológico (preventivo), dentre outros.

O atendimento da Unidade Básica Saúde foi reorganizado para o térreo, primeiro e segundo andares, facilitando a logística e organização do serviço. Antes, a UBS Campinas contava com três equipes de Estratégia Saúde da Família. A partir de agora, receberá a quarta equipe que, além do médico da família, contará com um novo profissional médico vinculado ao Programa Mais Médicos para aumentar a cobertura e a capacidade de atendimento, reduzindo filas e o tempo de espera entre as consultas.

A Atenção Especializada, agora realocada exclusivamente no terceiro e quarto andar, contará com novo serviço, que inclui Consultório de Estomaterapia projetado com banheiro e sala de estocagem destinada ao atendimento de pacientes com incontinência urinária, feridas e estomias. Além disso, contará com pneumologista e sala para realização de espirometria, nutricionista, otorrinolaringologista e geriatra, ofertando, em média, 1 mil atendimentos por mês aos moradores de todas as regiões de São José.

“Esse é um momento de gratidão a todos que de alguma forma colaboraram para que esse dia chegasse. Agradeço, em especial, a prefeita Adeliana Dal Pont, a toda a equipe da Saúde e demais secretarias que estiveram engajados com os propósitos da Saúde que abriu muitas novas portas, ampliou, reformou e entregou novas unidades totalmente equipadas para atender a todos com conforto, de forma humanizada e com a qualidade que a população merece”, complementou a secretária Sinara Simioni.

Prefeita Adelina no lado esquerdo, Secretária de saúde Sinara, no lado esquerdo com um microfone na mão. Atrás a UBS nova de campinas com uma faixa para ser cortada
Prefeita Adeliana e secretária de saúde, Sinara Simioni, destacam aumento nos serviços de atenção básica e especializados o município – Divulgação/CSC
Outras benfeitorias

Durante a reforma foi feita também a revitalização da área externa, fachada e estrutura da unidade, além da alteração da entrada, que agora está situada na Avenida Osni João Vieira, para facilitar, trazer mais comodidade e melhor acesso aos usuários.

A estrutura foi toda adaptada às normas de acessibilidade, permitindo que as pessoas com deficiência e idosos acessem o serviço com maior segurança. O estacionamento também foi reordenado, contando com espaço privativo aos servidores e reformulado com novas grades laterais para maior segurança aos veículos estacionados. A fachada conta com nova marquise que protege e acomoda os usuários que chegam ao local para atendimento em dias chuvosos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here