Prefeitura de São José atende 89 ocorrências relacionadas à chuva

A Defesa Civil, Guarda Municipal de São José e Fundação do Meio Ambiente atenderam 89 ocorrências desde a madrugada desta quinta-feira (24)

funcionário da defesa civil usando o colete laranja anota em prancheta enquanto em pé em área de lama ao lado de casas atingidas
Enxurradas danificaram residências e a Defesa Civil interditou totalmente oito e outras sete parcialmente - Foto: PMSJ

A Prefeitura de São José continua mobilizada após as fortes chuvas que atingiram o município nesta quinta-feira (24/1). De acordo com a Epagri/Ciram, choveu na cidade 89ml, quantidade prevista para mais da metade do mês de janeiro. O alerta se estende para a madrugada desta sexta-feira (25/1). A Defesa Civil, Guarda Municipal de São José e a Fundação do Meio Ambiente atenderam 89 ocorrências desde a madrugada desta quinta.

+ Chuva causa estragos por toda a região

Do total de ocorrências registradas em São José, 21 correspondem a pontos de alagamento que preocuparam os moradores, além de 68 deslizamentos, quedas de muros e problemas estruturais. Foram ainda oito interdições totais de imóveis e sete interdições parciais.

Publicidade

Cerca de 35 pessoas estão desalojadas e abrigadas nas casas de amigos e familiares. A orientação da Defesa Civil é para que a população em situação de risco procure o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na Beira-Mar de São José, onde a Secretaria de Assistência Social mantém uma central de atendimento para quem precisar de abrigo devido à interdição das casas. O abrigo ficou em funcionamento nesta quinta, mas nenhuma família precisou ficar abrigada até o momento.

O secretário municipal de Infraestrutura, Milton Bley Júnior, explica que as valas do município recebem limpeza quatro vezes ao ano e, mesmo com os trabalhos, o escoamento não atendeu ao grande volume de chuva concentrado em poucas horas. São cerca de 10 km de valas e canais espalhados pela cidade. A situação de alagamentos está sendo normalizada.

Nesta sexta-feira (25/1), as equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Infraestrutura seguem trabalhando na cidade no atendimento à população. Havendo alguma situação de emergência, os josefenses devem acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou ainda a Polícia Militar pelo 199.

Publicidade