30m em Jurerê e 35m em Ingleses: prefeitura pede licença para alargamento das praias

Prefeitura de Florianópolis solicita LAP para os engordamentos dos balneários do norte da ilha

A Prefeitura de Florianópolis encaminhou ao IMA, na semana passada, os projetos executivos e os estudos ambientais simplificados para os alargamentos das faixas de areia dos Ingleses e de Jurerê, no Norte da Ilha. Os documentos seguiram acompanhados de solicitações de concessões da Licença Ambiental Prévia (LAP) para as duas praias.

Se as licenças forem emitidas, a prefeitura afirma que abrirá imediatamente a licitação para a execução da obra. A prefeitura afirma que em ambas as obras, de Jurerê e Ingleses, a legislação permite que apenas se faça um estudo ambiental simplificado por conta do volume movido em cada alargamento ser menor que 500 mil metros cúbicos.

30m em Jurerê e 35m em Ingleses: prefeitura pede licença para alargamento das praias | mas dos ingleses batendo nos muros das casas
Canto sul dos Ingleses, onde o mar costuma bater nos muros das casas, será alargado – Lucas Cervenka/CSC
Praia dos Ingleses: 35 metros

O alargamento da praia dos Ingleses será no trecho de 2.870 metros de extensão, da foz do Rio Capivari ao canto Sul da praia, próximo das dunas, por ser o trecho de menor faixa de areia. Atualmente a metade norte da praia tem em média 20 metros, na área da foz do rio, enquanto na metade sul até inexiste em alguns pontos, nos quais as ondas batem nas construções sobre onde era a restinga. A expectativa do poder municipal é o “Zinga” passe a ter uma largura média de 35 metros após a conformação feita pela maré.

Publicidade

Para o engordamento, será deslocado um volume de 462 mil metros cúbicos de areia de uma jazida que fica a mil metros da e cuja composição granular é de mesma coloração e tamanho dos grãos da praia.

Praia de Jurerê: 30 metros

No caso de Jurerê beach, será alargada toda a extensão da praia, de 3.380 metros. A ideia é a de que a faixa de areia, que assim como nos Ingleses não mais existe em diversos pontos, fique com uma largura uniforme de 45 metros, inicialmente, e de 30 a 35 metros, depois da acomodação da maré. Neste caso, a jazida fica a 1.350 metros de distância da costa, e serão “chupados” pela draga 427 mil m³ de areia com as mesmas características da praia.

“Obra se paga”, diz secretário

Com volume de areia similar, os valores estimados pela prefeitura para as duas obras são de R$ 20 milhões nos Ingleses e  de R$ 18 milhões em Jurerê. A prefeitura pretende utilizar a verba disponibilizada pel o Plano 1000, do governo estadual, para essas obras, assim como a continuidade da Av. Beira-mar Continental e a nova ponte da Lagoa da Conceição.

O secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, destaca que, pelos estudos realizados e pela experiência adquirida com o alargamento feito na praia de Canasvieiras, o desenvolvimento econômico da região pagará o investimento nas obras no prazo de cinco anos. “Obras assim geram emprego e renda, e promovem desenvolvimento econômico, além de garantir mais lazer e qualidade de vida aos moradores e turistas”.

A última praia alargada em Florianópolis foi Canasveiras, cuja obra foi inaugurada em janeiro de 2020.

Publicidade