operário dentro de vala aberta no lar da alfândega com caminhão de concreto ao fundo e o mercado público
Obras de infraestrutura elétrica, hidráulica e de drenagem também estão em andamento no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis - Foto: Cristiano Andujar/PMF

A Prefeitura de Florianópolis iniciou esta semana a marcação do estaqueamento das fundações das duas novas edificações que serão erguidas no Largo da Alfândega, entre a Rua Arcipreste Paiva e a Avenida Paulo Fontes. Previstas no projeto de requalificação urbana da região, elas abrigarão duas cafeterias, posto policial, floricultura, lojas de artesanato indígena e de cerâmica, banheiros públicos e centro de atendimento turístico.

As construções serão compostas por dois módulos, que somam 309 m² de área. Em frente às edificações haverá um espaço coberto com uma estrutura metálica que fará referência à tradicional renda de bilro.

Também estão em andamento as obras de infraestrutura elétrica, hidráulica e de drenagem pluvial do Largo da Alfândega, as quais estão sendo acompanhadas por especialistas em Arqueologia, por envolver patrimônio histórico.

Publicidade

A execução da obra retirou todo o mobiliário urbano, como bancos, mesas e parte do palco para eventos; removidas algumas árvores; demolidas as estruturas onde funcionavam o posto policial e as lojinhas de artesanato, e removido todo o calçamento de paver e de paralelepípedos. Segundo a prefeitura, o paver será substituído por placas de granito e os paralelepípedos reaproveitados, dentro do possível.

A requalificação do Largo da Alfândega atinge cerca de 12 mil m² de área e também prevê a instalação de decks de madeira, de espelhos d’água com esguichos e de bancos de concreto com assentos de madeira e iluminação no nível do piso.

Executadas pela empreiteira Concrejato S/A, as obras representam um investimento de cerca de R$ 8 milhões, recursos provenientes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no âmbito do PAC Cidades Históricas. A previsão de conclusão da obra é em agosto deste ano.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here