Previsão aponta condição de neve em SC em maio

    neve em São Joaquim
    Geada em São Joaquim - Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/CSC

    Previsão do tempo elaborada pela Epagri aponta que já em maio há condições para a ocorrência de neve ou geada em Santa Catarina, pricipalmente na serra.

    Neste fim de semana (14 e 15/5) as nuvens voltam a predominar com chuva isolada no estado, devido à influência de um cavado (área de baixa pressão) e a formação de uma frente fria.

    No decorrer da tarde e noite do domingo (15) uma intensa massa de ar frio de origem polar avança pela Argentina, Uruguai e Brasil, provocando declínio acentuado de temperatura, com indicativo da primeira onda de frio na próxima semana (16 a 20/5).

    Publicidade

    Dessa forma, com essa onda de frio, pode ocorrer a condição para neve, principalmente no Planalto Sul de Santa Catairna na terça e quarta-feira (17 e 18/5) devido à alta umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -1°C a 5°C. Segundo a previsão da Epagri, essa combinação favorece a ocorrência de neve.

    A geada também pode ocorrer, já que é necessário umidade relativa do ar baixa e temperatura baixa. Dessa forma a condição deve ocorrer a partir de 19/5, com mínima negativa e geada nas áreas altas do estado.

    Publicidade