Primeira tarde de outono com temperatura típica em SC; confira previsão para estação

    Prognóstico é que La Niña perca intensidade durante a estação

    O outono inicia às 12h33 deste domingo (20/3). Nesta primeira tarde de outono 2022 a temperatura será típica em Santa Catarina.

    A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica e mal distribuída em todas as regiões de SC, mantendo a estiagem sobretudo no Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste.

    No trimestre a previsão é de temperatura próxima à média da estação em Santa Catarina. O destaque deste outono deve ser a maior amplitude térmica – os dias devem ter temperatura baixa na madrugada e amanhecer, e mais alta (calor) à tarde.

    Publicidade

    Segundo o Inmet, o prognóstico climatológico para o outono de 2022 é de incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, e que provocam a queda das temperaturas, principalmente na Região Sul, provocando também os nevoeiros.

    O fenômeno da La Niña tem perdido intensidade, segundo o Inmet. O modelo de previsão de Enos aponta para uma probabilidade próxima a 50% de que as condições de La Niña permaneçam com intensidade fraca até meados do outono de 2022, com uma possível transição para neutralidade entre os meses de maio e junho.

    Assim, o prognóstico climático indica que chuvas serão abaixo da média na maior parte da Região Sul, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar, porém não se descarta a entrada de frentes frias que poderão provocar chuvas sobre a parte leste da região. A temperatura do ar na Região Sul deverá prevalecer próxima e acima da climatologia do período, porém não se descarta a possibilidade de haver a incidência de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno.

    + Ilhas de calor: Imagens de satélite mostram que as cidades são mais quentes que o campo

    Previsão para a semana

    Durante esta semana (21 a 25 de março) a previsão é de um aumento gradual de nuvens em SC, segundo a Epagri.

    A segunda terá um início com mais nuvens e nevoeiros isolados do Planalto ao Litoral, com chuvisco ou chuva ocasional no Litoral e Vale do Itajaí devido à circulação marítima.

    A terça-feira será de sol entre nuvens em SC, com mais nuvens e chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí no início da manhã.

    Na quarta-feira haverá mais nuvens, com chuva no decorrer do dia, do Extremo Oeste ao Planalto Sul de SC devido a um cavado no oeste catarinense. A chuva pode ser moderada a forte por alguns momentos no Extremo Oeste. Nas demais regiões catarinenses sol entre nuvens em boa parte da manhã, mais encoberto com chuva no decorrer da tarde.

    A quinta-feira será um dia encoberto com chuva do Extremo Oeste ao Planalto Sul e, com melhorias no final do dia, no Litoral Sul devido ao avanço de uma frente fria por SC. Nas demais regiões variação de nuvens e chuva principalmente na arde e noite.

    Publicidade