Previsão aponta menor risco e concentração de chuvas na divisa de RS e SC no fim de semana

    Alagamentos por causa do excesso de chuva no Oeste de SC
    Alagamentos por causa do excesso de chuva foram mais intensos entre Piratuba e Capinzal, no Oeste de SC - Foto: CBM/Divulgação/CSC

    A previsão do tempo para este sábado (4) e a manhã de domingo (5/5) em Santa Catarina mostra que as instabilidade atmosférica fica concentrada sobre o norte do Rio Grande do Sul, próximas das áreas de divisa com Santa Catarina.

    O prognóstico da Defesa Civil estadual mostra que há menor risco para os próximos dias, porém é preciso ainda muito cuidado. Antes, em algumas cidades do Oeste onde já havia chovido muito nos últimos dias, o alerta era máximo ou alto.

    No sul do Planalto Sul e Litoral Sul catarinense, as chuvas deverão persistir ao longo desse período, com intensidade fraca a moderada. Os volumes esperados variam entre 40 e 70 mm na região, durante as próximas 24 horas.

    Publicidade

    A previsão alerta para a possibilidade de desenvolvimento de temporais isolados em todas as áreas limítrofes com o estado gaúcho, com ocorrência de raios, rajadas de vento, chuvas pontualmente intensas e eventual queda de granizo.

    Quanto aos riscos associados, a Defesa Civil classifica como moderado nas áreas destacadas em amarelo e baixo nas áreas demarcadas em verde. Entre os perigos identificados estão alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais, além de queda de galhos e árvores, destelhamentos e possíveis danos na rede elétrica.

    A população é aconselhada a evitar atravessar ruas alagadas ou pontes submersas.

    + Concurso Nacional Unificado é adiado em todo o país
    + PRF arrecada doações para enviar ao Rio Grande do Sul

    Impactos das chuvas

    Um relatório emitido pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) revelou que quatro municípios do estado já decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas. Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira entrou para a lista, após o registro de uma morte de um homem de 61 anos, que teve o carro arrastado para dentro de um rio na sexta. Pelo menos 200 pessoas estão desalojadas em SC, enquanto 46 estão desabrigadas. Houve também o registro de uma pessoa ferida em Caçador. Até o momento, não foram solicitados itens de assistência humanitária.

    Publicidade
    COMPARTILHAR