Procissão Senhor dos Passos será em 2 e 3 de abril

    Após dois anos, a Procissão do Senhor dos Passos retorna para as ruas de Florianópolis em 2 e 3 de abril para sua 256ª edição.

    “Esse ano nós vamos realizar a Procissão da Esperança. Pela primeira vez na história do Nosso Senhor dos Passos ficamos dois anos sem sair com as imagens, estamos voltando para agradecer a fé e o povo sair na rua com muita gratidão, muita esperança”, destacou Rita Peruchi, vice-provedora da Irmandade Senhor dos Passos.

    Há 256 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha às ruas do Centro da capital catarinense como símbolo de fé e história. A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande (RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos. Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura que rememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção. A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas.

    Publicidade

    “Nestes dois anos, muitas vidas se perderam, muitas famílias tiveram sua estrutura ceifada e, 2022 será o ano de homenagearmos tantas Marias e Paulos que não venceram essa luta. Será o ano para agradecer pela ciência, por aqueles que incansavelmente dedicam sua existência para salvar vidas. E mais, será o ano de pedirmos, pedirmos pelo fim da fome, pelo fim da guerra, para que os homens de bem vençam aos homens de guerra. Como diz o canto, mesmo se a cruz pesada for, Cristo estará conosco, não podemos desistir da fé! E é essa fé que guiará nossos passos nos dias 2 e 3 de abril. Precisamos resgatar as famílias, os jovens, orar pelos enfermos”, destacou o coordenador da Procissão, Rogerio Laureano.

    A Procissão do Senhor dos Passos faz o traslado da imagem em tamanho natural que representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário
    A Procissão do Senhor dos Passos faz o traslado da imagem em tamanho natural que representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário – Foto: ISP/Divulgação/CSC

    O provedor da Irmandade Senhor dos Passos, Eduardo Dutra Silva destacou que em 2022 será uma emoção a mais, com o retorno depois de dois anos longe das ruas. “Temos que resgatar o conceito da família, dos valores, o cristão, independente da religião, mas sim aquele que tem uma devoção a Deus, para que estejamos todos juntos, lado a lado, na caminha pela fé”.

    A imagem

    Esculpida em madeira pelo baiano Francisco Chagas, a imagem de Nosso Senhor Jesus dos Passos estava originalmente destinada a uma igreja da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (RS). Em 1764, o barco que a trazia fez escala para abastecimento na antiga Nossa Senhora do Desterro (Florianópolis). Após três tentativas frustradas em seguir viagem ao Rio Grande, devido às fortes tempestades, a tripulação tomou como sinal divino de que a imagem deveria permanecer na cidade, onde já havia recebido visitas nos dias que permaneceu no porto. Dois anos depois, em 1766 foi realizada a primeira Procissão.

    A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa a mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

    Programação

    Dia 30/03 – Quarta-feira
    19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
    Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

    Dia 31/03 – Quinta-feira
    9 horas – Missa e Administração do Sacramento da Unção dos Enfermos
    19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
    Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

    Dia 01/04 – Sexta-feira
    19 horas – Missa e Bênção do Santíssimo Sacramento
    Local: Capela Menino Deus (Irmandade do Senhor Jesus dos Passos)

    Dia 02/04 – Sábado
    7h30 – Missa e Procissão do Carregador
    18 horas – Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos
    20 horas – Transladação da Imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral Metropolitana

    Dia 03/04– Domingo
    9h30 – Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos
    16 horas – Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

    Dia 04/04 – Segunda-feira
    8h30 – Missa de Ação de Graças
    Local: Capela Menino Deus do Hospital de Caridade

    Publicidade
    COMPARTILHAR