Programação cultural do fim de semana terá festival de projeções, Alcione e Diogo Nogueira, fanfarra, casa do papai noel

    Feiras, cinema, e projeções mapeadas fazem parte da agenda de atrações

    Programação na Grande Florianópolis tem show de Alcione e Diogo Nogueira, ensaio da Fanfarra da Ponte, inauguração da Casa do Papai Noel e Festival We Light Floripa, com diversos DJs - Fotos: Marcos Hermes, Pedro Malamam, Jeferson Regis-PMSJ, Mhirley Lopes/Divulgação/CSC
    Programação na Grande Florianópolis tem show de Alcione e Diogo Nogueira, ensaio da Fanfarra da Ponte, inauguração da Casa do Papai Noel e Festival We Light Floripa, com diversos DJs - Fotos: Marcos Hermes, Pedro Malamam, Jeferson Regis-PMSJ, Mhirley Lopes/Divulgação/CSC

    FLORIANÓPOLIS

    A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, divulga sua agenda cultural de projetos realizados por meio de editais e da Lei de Incentivo à Cultura. Tudo gratuito e em diversas regiões da cidade. A sexta-feira começa iluminada com o Festival We Light Floripa com projeções mapeadas no Palácio Cruz e Sousa e Largo da Catedral. A programação cultural do final de semana também conta a Feira Viva Cidade, Feira Feira Cultural e Mostra de Artes, Cultura Mané, cinema gratuito e muito mais.
    Sexta-feira, 25
    12h às 18h – Circuito de Exposições – Poéticas da Relação. Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti – Praça XV de Novembro.
    12h às 18h – Exposição “A Finitude Frente ao Permanente” de Gabriel Tissier. Galeria de Arte do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva. Acesso pela torre próxima ao Largo da Alfândega.
    13h às 17h – Encontro de Rendeiras. Centro Cultural Bento Silvério – Rua Henrique Veras, 50.
    17h – DJ Isaac Varzim. We Light Floripa. Largo da Catedral.
    13h às 19h – Exposição “Jogo Interpretativo” – Centro Cultural Bento Silvério, Lagoa da Conceição.
    19h às 00h – Festival We Light Floripa. Projeções mapeadas. Palácio Cruz e Sousa e Largo da Catedral.
    21h – Boi de Mamão. Igreja Santa Catarina. Ingleses.
    Sábado, 26
    9h às 14h – Feira Viva Cidade. Rua João Pinto, Centro.
    14h às 19h – Cultura Mané. Jardim Botânico.
    15h – Museus Virtuais. Paradigma Cine Arte.
    14h às 20h – Feira Cultural e Mostra de Artes. Centro Cultural Continente. Coqueiros.
    11h – Sessões Animadas. Cinesystem Villa Romana Shopping.
    17h – DJ Isaac Varzim. We Light Floripa. Largo da Catedral.
    19h às 00h – We Light Floripa. Projeções mapeadas. Palácio Cruz e Sousa e Largo da Catedral.
    Domingo, 27
    11h30 – Domingo com Teatro (Espetáculo Arandua). Cinesystem do Villa Romana Shopping.
    14 às 19h – Cultura Mané. Beira-mar Continental.
    19h – Live cinema – Festival We Light Floripa. Teatro Álvaro de Carvalho.
    19h às 00h – Festival We Light Floripa. Projeções mapeadas. Palácio Cruz e Sousa e Largo da Catedral.

    Sobre o Festival We Light

    Alguns dos principais prédios históricos do entorno da Praça XV de Novembro se transformarão em tela para projeções mapeadas e instalações de luz durante o We Light Floripa, festival inédito de artes visuais, luz e tecnologia que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Ao longo desses três dias, o festival apresentará mostras competitivas e com artistas convidados no Centro Histórico da capital. Além das projeções, também ocorrem Jam Sessions com mixagem ao vivo dos VJs do festival acompanhados de DJs convidados.

    Publicidade

    Projeto Museus Virtuais
    A primeira sessão do projeto Museus Virtuais será no dia 26/11 (sábado), às 15h, com o tema “A História Revelada”, na qual o arte educador Claudio Toscan levará o público para uma viagem virtual até o Museu Nacional das Mulheres na Arte, em Washington (USA), considerado o primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente às artistas mulheres. Já no dia 29/11 (terça-feira), o projeto Museus Virtuais estreia uma programação noturna com o tema Museus do Vaticano, às 19h30. Neste roteiro, o destaque são as maiores referências da arte e cultura da humanidade reunidas nos Museus do Vaticano, na Itália.

    Seu Jorge e Alexandre Pires
    Seu Jorge e Alexandre Pires desembarcam em Santa Catarina para o show da turnê ‘Irmãos”. Florianópolis e Balneário Camboriú recebem os shows na sexta, 25 e sábado, 26. Os ingressos estão à venda pelo site da blueticket. “Irmãos” é uma verdadeira homenagem à amizade e à história entre Seu Jorge e Alexandre Pires, que colocaram em prática o antigo sonho de uma parceria musical.

    Jules Hay no JazzIn
    Mais uma vez o JazzIn Gastrobar alia a música com o que há de melhor na gastronomia. O restaurante, localizado no piso L3 do Beiramar Shopping, trará à Florianópolis uma apresentação especial do guitarrista britânico de jazz fusion, Jules Hay. No dia 25 de novembro, Jules irá apresentar seu repertório que conta com músicas que reúnem ritmos e grooves brasileiros contagiantes com a sensibilidade moderna de jazz fusion. A apresentação começará às 20h30.

    ELAS – A Força Criativa de Nossas Compositoras
    No dia que marca a luta contra a violência à mulher, 25 de novembro, a Camerata Florianópolis irá lançar mais um projeto inédito: o coletivo “ELAS – A Força Criativa de Nossas Compositoras”. Ao todo, 12 das principais compositoras mulheres de Florianópolis, de diferentes gerações e estilos, vão interpretar suas próprias obras, que receberão arranjos especiais e serão acompanhadas pelos músicos da Camerata. O evento acontece no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20h30. Os ingressos estão disponíveis no site da Blueticket.

    Fanfarra da ponte inicia preparativos
    A Fanfarra da Ponte inicia neste fim de novembro os preparativos para o Carnaval 2023, com ensaios do grupo de percussionistas e sopristas todo domingo, no Centro Histórico de Florianópolis. Além da formação da banda, com aproximadamente 80 músicos e musicistas, o coletivo iniciou as aulas do Núcleo de Estudos da Ponte, com 140 alunos que buscam aprender e se aperfeiçoar nos instrumentos e estudar ritmos brasileiros.

    Espetáculo Arandua
    Neste domingo é a vez da Cia Artística Guita apresentar o “Arandua”, espetáculo que conta a história da criação, de acordo com os elementos do cotidiano Guarani, no Cinesystem do Villa Romana Shopping, às 11h30. Gratuito.

    SÃO JOSÉ

    Alcione e Diogo Nogueira
    O Hard Rock Live recebe neste sábado (26) dois grandes nomes do samba: Alcione e Diogo Nogueira. As duas apresentações, que ocorrem na mesma noite, prometem embalar os fãs de música brasileira. Há ingressos disponíveis no site uhuu.com, a partir de R$ 75 (meia entrada).
    Casa do Papai Noel
    A maior Casa do Papai de Santa Catarina abre as portas na próxima segunda-feira (28), no Centro Histórico de São José. Com luzes coloridas, muitos enfeites e animação, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José garante mais uma vez uma grande atração de natal gratuita. O espetáculo de inauguração ocorrer às 20h.
    Peça Julia na Praça Raulino Koerich
    A turnê do grupo de Teatro Cirquinho do Revirado estará em São José na próxima quarta-feira (30), às 19h, na Praça Raulino Koerich, no bairro Kobrasol. O grupo apresentará a peça teatral Júlia, que neste mês de novembro está circulando por 10 cidades catarinenses. O trabalho é uma referência importante nas artes cênicas e já recebeu diversas críticas e premiações por onde passou. Neste ano, completou 11 anos da estreia.

    Teatro Hermelinda Izabel Merize apresenta “Filmes e Musicais”
    O Teatro Hermelinda Izabel Merize, no Centro Multiuso de São José, apresenta no dia 4 às 19h30 o espetáculo gratuito “Filmes e Musicais”, realizado pela banda “Asas do Ipiranga”. A proposta é interpretar filmes clássicos por meio de coreografias. O projeto está na quarta edição, inclusive, uma das peças será o “Rei Leão”. O projeto Asas oferece aulas de dança, sopro e percussão, conduzidas por professores voluntários.

    Em breve, na semana

    Exposição Jardim de Marte
    Otropicalista apresenta a exposição “Jardim de Marte” na Casa Canto, de 1º a 20 de dezembro, em Florianópolis. A instalação é inspirada numa crônica do artista modernista catarinense Ernesto Meyer Filho, publicada em 1970. Para o artista, o Planeta Vermelho era destino de utopias sobre um mundo possível, de fabulações, criações de seres fantásticos e espaço de relações afetuosas. Essa foi a deixa que Marco D. Julio e Marcelo Fialho, do duo Otropicalista, estendem como materialidade e ficção projetada. A Casa Canto fica na R. Alves de Brito, 406, Centro, Florianópolis.

    Publicidade
    COMPARTILHAR