Risco das regiões de SC para Covid: Grande Florianópolis permanece grave

    A atualização da matriz de risco para a Covid-19 em Santa Catarina nesta terça-feira (27/10) mostra que metade das regiões do estado está em potencial alto de contaminação (faixa amarela) e metade em potencial grave (faixa laranja), entre as quais a Grande Florianópolis.

    mapa de sc com 8 regiões laranjas e 8 amarelas
    Atualização da matriz de risco à Covid-19 divide SC igualmente em regiões de potencial grave e alto – SES/Divulgação/CSC

    A diferença para a última semana é que as regiões da Serra Catarinense, Laguna, Extremo Sul, Alto Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí e Oeste passara de amarelo para laranja. Já as regiões do Alto Uruguai e Planalto Norte tiveram avaliação de risco reduzida de grave para alta.

    Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os alertas para essa semana são na Serra Catarinense e no Extremo Oeste com aumento de óbitos e do Rt (índice de crescimento da pandemia). Já Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Serra Catarinense e Extremo Sul estão também em alerta por conta do fator transmissibilidade de coronavírus.

    Publicidade

    Com a atualização da matriz, significa que metade do estado, por enquanto, tem autorização para o retorno das aulas presenciais. A Grande Florianópolis, passando por um mês de aumento expressivo dos casos ativos de Covid-19, por enquanto não pode ter perspectiva da volta de funcionamento das escolas.

    Composição dos fatores da matriz de risco à covid-19 em SC (atualização em 27/10) - SES/Divulgação/CSC
    Composição dos fatores da matriz de risco à covid-19 em SC (atualização em 27/10) – SES/Divulgação/CSC

    Dados

    Segundo os dados mais atualizados do governo estadual sobre os casos de coronavírus, há 249.899 casos confirmados até terça (27), com 3.059 pessoas que morreram devido à Covid-19. Desses casos, 95% estão recuperados e 11.063 permanecem como ativos. A taxa de ocupação geral de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) em SC é de 60% aproximadamente, sendo que 212 pacientes são de Covid-19.

    Publicidade

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here