Santa Catarina registra mais um fim de semana de festas e aglomerações

    Com o embalo do feriado de Corpus Christi, Santa Catarina registrou mais um fim de semana de festas e eventos com aglomerações, em desacordo com as medidas sanitárias da pandemia. Fotos e vídeos foram divulgados nas redes sociais mostram pessoas reunidas em Balneário Camboriú, Itajaí, Penha, além de cidades da Grande Florianópolis e em Pinhalzinho, no Oeste.

    No Oeste, a Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência de aglomeração e perturbação por conta do som alto neste domingo (6/6). Cerca de 800 pessoas estavam reunidas em via pública, sem uso de máscaras e sem distanciamento. Em Florianópolis, um usuário do Twitter registrou a rua Victor Meirelles com grande movimentação de pessoas na noite de sexta-feira (4/6).

    Um carro cinza passando na rua e várias pessoas aglomeradas em uma rua ao ar livre. Santa Catarina registrou mais um fim de semana de aglomerações durante a pandemia.
    Em Florianópolis, uma rua do centro cheia no fim de semana, sem distanciamento e pouco uso de máscara – Edemiler Api/Divulgação/CSC

    Ainda na Grande Florianópolis, o perfil de denúncias no Instagram brasilfedecovid, que reúne imagens de aglomerações na pandemia, traz registros do fim de semana e feriado casas noturnas de São José, com clientes se máscaras. O perfil ainda mostra a falta de distanciamento no parque temático, em Penha, e em eventos em Itajaí e Balneário Camboriú. Nesta última, vídeos flagraram a abordagem violenta da guarda municipal, com tiros de escopeta disparados e a agressão contra uma mulher.

    arquibancadas de parque temático lotadas
    Parque lotado e sem distanciamento em meio à pandemia – Foto: Reprodução Brasilfedecovid/Divulgação/CSC

    Ocupação de leitos de UTI

    Publicidade

    Das 16 regiões de Santa Catarina, apenas três estão em situação menos crítica e vulnerável à Covid-19, conforme a matriz de risco divulgada no sábado pelo governo estadual. 97,4% dos leitos de UTI do estado estão ocupados, sendo 985 por pacientes de Covid-19 com tempo de 14 dias de internação em média. A Grande Florianópolis é a única região com menos de 95% de lotação dos leitos de UTI, mas ainda apresenta uma taxa alta: 85,9%. Ao todo, 73 pessoas aguardam na fila por leitos, 64 por UTIs e 9 por leitos clínicos, todos nas regiões da Serra, Meio Oeste, Norte, Vale, Foz e Sul. Os dados são da secretaria de saúde divulgados neste domingo (6).

    Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br

    Publicidade