Santa Catarina tem média de 140 casos de coronavírus a cada 100 mil pessoas

    Ritmo de contágio é inferior à média nacional devido às medidas de isolamento, avalia o governo; estado passou de 10 mil casos

    Santa Catarina tem uma média de 140,02 casos de coronavírus por 100 mil habitantes. Até essa quarta-feira (3/6) foram 10.034 casos confirmados, dos quais 6.164 estão recuperados e 3.718 permanecem com a infecção ativa. No estado, 152 pessoas morreram por Covid-19, o que resulta em uma taxa de letalidade de 1,51%, mais baixa entre os estados do Sul e Sudeste.

    No Brasil, a média é de 264,3 casos por 100 mil habitantes (555 mil casos e 31.199 óbitos até terça). O governo de SC avalia que foram as medidas adotadas de forma precoce de combate ao coronavírus que conseguiram conter a curva de contágio e alcançar um cenário mais favorável do que em outros estados.

    “O Governo tem atuado desde o início da pandemia para conter a disseminação do novo coronavírus e preservar vidas. Foram medidas difíceis, que exigiram coragem, mas que garantiram esse quadro mais favorável neste momento”, diz o governador, Carlos Moisés.

    Publicidade

    Por outro lado os boletins do estado mostram que há cerca de 300 novos casos de coronavírus registrados diariamente. A partir da próxima segunda (8) os municípios estão autorizados a retornar o serviço de transporte coletivo municipal e intermunicipal.

    Mortes e municípios com mais casos

    Entre as mortes confirmadas estão de uma mulher, 81 anos, em Concórdia, uma mulher (19) de Grão Pará, um homem (88) de Marema e um homem (83) de Palmitos. Essas pessoas tinham comorbidades.

    O número de municípios com casos confirmados é 222, quatro a mais do que na última atualização diária. As cidades de Bom Jardim da Serra, Correia Pinto, Modelo e Mondaí passaram a fazer parte da lista. No total acumulado, a maior quantidade de pacientes com coronavírus está em Concórdia, que contabiliza 955 casos, seguida por Chapecó (944), Florianópolis (710), Blumenau (649), Itajaí (514), Joinville (444), Balneário Camboriú (443), Criciúma (390), Navegantes (256) e Tubarão (169).

    profissional de saúde coleta amostra de sangue de dedo de mulher com mão para fora de um carro vermelho
    Teste rápido de coronavírus em drive-thru em São José – Lucas Cervenka/CSC
    36 mil kits de testes rápidos para o Oeste

    Uma operação conjunta envolvendo Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil começou a entregar nesta quarta 36 mil kits de testes rápidos para a região Oeste de Santa Catarina, que tem registrado um avanço das infecções.

    O material foi transportado pelos aviões Arcanjos 02 e 04 dos Bombeiros para as cidades de Concórdia, Xanxerê, Chapecó. A operação continua nesta quinta-feira, 4, em São Miguel do Oeste.

    Segundo o governo estadual já foram realizados mais de 44 mil testes em Santa Catarina, o que auxilia na tomada de decisões e monitoramento da doença.

    Publicidade