São José abre 3ª Semana Lixo Zero e amplia programação

    Empresas, organizações, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Secretarias de Educação e Assistência Social estão desenvolvendo atividades. Foto: Bianka de Liz/SecomPMSJ/Divulgação

    Calcula-se que cada brasileiro produz cerca de 1 kg de resíduos por dia, mas apenas 3% são reaproveitados. Desse total, aproximadamente 55% da coleta convencional é formada por matéria orgânica. Para reverter essa realidade, é preciso repensar sobre o destino adequado de cada item para assim reduzir o envio desses resíduos aos aterros sanitários. Na 3ª Semana Lixo Zero de São José, diversas ações refletem sobre essa situação e ao mesmo tempo ensinam sobre a gestão adequada dos resíduos. Em todo o Brasil, são mais 250 cidades participantes da Semana.

    “Convidamos vários segmentos da sociedade para realizarem ações nesta Semana com o intuito de repensarmos nossos hábitos para gestão adequada dos resíduos e ficamos felizes com a participação maior a cada ano”, refletiu a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São José e embaixadora do Instituto Lixo Zero em São José, Ana Paula Dores Ramos.

    Na abertura da programação, na manhã desta segunda-feira (25), no Centro de Educacional Municipal (CEM) Governador Vilson Kleinubing, no bairro Forquilhas, os estudantes do 4º ano mesclaram duas técnicas ambientais para fortalecer esse vínculo com a natureza. Utilizando o Método Lages de Compostagem, desenvolvido pelo professor da Udesc Germano Güttler, as crianças reaproveitaram restos de alimentos para produção de adubo e assim começaram a criar o espaço TiNis – Terra das Crianças. O TiNis estimula o cultivo de plantas nas escolas em pequenos espaços. “A meta da Secretaria Municipal de Educação é implantar a compostagem em todas as unidades educacionais. Começamos há um mês com sucesso no Centro de Educação Infantil Luar, no bairro Serraria, e agora no CEM Vilson Kleinubing”, anunciou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

    Publicidade
    COMPARTILHAR