São José avalia proibir caminhões no Centro Histórico

Grandes veículos não conseguem passar nas ruas do entorno da Praça Hercílio Luz

Grandes veículos podem não passar mais pelo Centro Histórico de São José. Isso é o que querem moradores do bairro, que veem os caminhões travando o trânsito ao redor da Praça Hercílio Luz, e a prefeitura, que começou a instalar sinalização de aviso.

Vídeos gravados na Rua Coletor Irineu Comelli, que levam da BR 101 para a Rua Gaspar Neves, no meio das duas praças do bairro, mostram como é difícil de grandes caminhões manobrarem no local.

Moradores afirmam que muitas vezes, se há algum veículo estacionado, os caminhões ficam “um bom tempo” parados buzinando até que o carro seja retirado para passarem. Isso, porém, afeta todo o trânsito da região e o piso, que recentemente foi deixado nos paralelepípedos originais de forma a valorizar a característica histórica da arquitetura e exaltar o berço da cidade.

Publicidade

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Vânio Dalmarco, foi instalada uma placa na marginal da BR 101 de forma a proibir a subida de veículos acima de 12 toneladas pela Irineu Comelli, principal acesso ao Centro Histórico.

O secretário também afirma que serão colocadas placas proibitivas para circulação de caminhões no entorno do bairro e a prefeitura está apenas esperando a chegada dessas, porém ainda sem detalhes das mudanças no fluxo dos grandes veículos e como será feito esse desvio.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade