São José compra mais 20 mil testes de coronavírus

Prefeitura faz a testagem em pessoas avaliadas nos postos de saúde ou no Cati; no Centro Multiuso drive-thru é para quem for encaminhado pela secretaria municipal de saúde

A Prefeitura de São José adquiriu mais 20 mil testes rápidos para ampliar a testagem de casos suspeitos de coronavírus atendidos nos serviços de Saúde do município.

O objetivo da administração municipal é ter um panorama cada vez mais preciso do nível de contaminação na cidade, que tem mais de 2 mil casos confirmados, de acordo com o último boletim.

Locais de testes em São José

A testagem é feita mediante avaliação médica para todos os pacientes com sintomas, das 7h às 19h, no Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios (Cati), e, das 8h às 17h, na UPA 24h e nos postos de saúde.

Publicidade

Já no Centro Multiuso, na Av. Beira-mar, são realizados testes de PCR em sistema drive-thru, das 8h às 17h, somente com encaminhamento médico dos serviços municipais de Saúde.

No Cati, na Av. Beira-mar, funciona centro de testagem para possíveis casos de coronavírus – PMSJ/Divulgação/CSC
Quem pode ser testado

A testagem obedece a critérios técnicos e de prioridades: indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória. Os testes são somente em pacientes moradores de São José, que já passaram por avaliação médica.

+ Como buscar os serviços de saúde em SJ

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Isabel Oliveira, a realização dos testes também é importante para o estabelecimento de estratégias de ação. “A testagem nos ajuda a traçar um perfil epidemiológico da doença. A partir destes dados podemos elaborar ações mais assertivas para o enfrentamento da pandemia”, explica Isabel.

Antes da chegada dos 20 mil testes, a Secretaria de Saúde de São José já havia realizado mais de 6 mil testes rápidos. Foram testados pacientes sintomáticas respiratórios e pessoas notificadas com sintomas gripais, além dos profissionais de saúde e segurança do município.

Segundo a prefeita Adeliana Dal Pont, os testes são utilizados para detectar os infectados pelo coronavírus de forma mais ágil e, dessa forma, contribuir com novas estratégias de combate. “Nossas equipes de Saúde já realizaram mais de 12 mil atendimentos no Cati. Nossa prioridade é cuidar das pessoas e fazer mais testes para adotar estratégias para frear o avanço da Covid-19 em São José”, destaca Adeliana.

Publicidade