São José e Florianópolis fiscalizam fechamento de estabelecimentos comerciais

    Na noite desta sexta-feira (26/2) os municípios de São José e Florianópolis começaram a efetuar fiscalizações em estabelecimentos comerciais. A ação é por conta do novo decreto do governo estadual que visa conter o avanço da pandemia do novo Coronavírus em Santa Catarina.

    Em São José, as autoridades responsáveis são fiscais da Susp, Vigilância Sanitária, Procon, Guarda Municipal e Polícia Militar. Desde às 20h dessa sexta (26), a operação está verificando se bares e restaurantes estão cumprindo o decreto que regulamenta as atividades e determina rigor no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

    São José e Florianópolis: técnico da vigilância sanitária ao lado de policial militar mulherl em fiscalização em restaurante noturno
    Em São José, estabelecimentos devem fechar até 22h – PMSJ/Divulgação/CSC

    Na sexta-feira, a Prefeitura de São José também havia determinado novas medidas restritivas para conter a pandemia de coronavírus.

    Publicidade

    Já na capital, as equipes formadas pelos agentes e ficais dos órgãos municipais, recebem suporte do efetivo Batalhão da Polícia Militar e da força policial estadual que atua na cidade, além de se organizarem de forma mais descentralizada para vistoriar o maior número de locais possível.

    O roteiro de vistorias nessa sexta, em Florianópolis, foi em locais com atividades  de contato, como arenas esportivas, bares, restaurantes, pubs e estabelecimentos comerciais. Todos os procedimentos estão sendo registrados para geração de relatório posterior das ações. Os agentes e fiscais estão divididos em grupos para averiguar a aplicação do protocolo sanitário nas regiões do Centro, Norte e Leste e Sul da Ilha. As equipes seguirão mobilizadas até o dia 12 de março, inclusive nos finais de semana, dentro desse cronograma específico de fiscalização.

    “O foco não é multa. Queremos disseminar a ideia da responsabilidade coletiva nesse momento de crise na saúde, coibindo os fatores causadores desse desequilíbrio, como o desrespeito ao distanciamento social, aglomerações e higienização inadequada, itens de um protocolo que pode salvar muitas vidas, se corrigidos em tempo. Infelizmente, nos casos de descumprimento deliberado das normas, a punição por multas se faz necessária, conforme previsto em lei”, comenta o Secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Coronel Araújo Gomes.

    São José e Florianópolis: policial mulher ao lado de fiscais da prefeitura na entrada de um bar; todos vistos de costas
    Força-tarefa em Florianópolis fecha bares que estavam ainda abertos após as 23h – PMF/Divulgação/SCC

    Grande parte dos estabelecimentos fiscalizados na capital têm cumprido os protocolos, o que chamou atenção positivamente das equipes. Apenas dois precisaram ser interditados nestes dois dias de ações e outros receberam advertência, pois, na grande maioria das vezes, os alvarás não estavam expostos.

    Nas ações, tanto em São José quanto em Florianópolis, as autoridades averiguam o uso correto de máscaras, distanciamento entre pessoas e mesas, disposição de álcool gel, sistema de ventilação, aglomeração e outros regramentos.

    “Neste momento atípico que enfrentamos, todos nós como cidadãos devemos assumir nosso papel de vetores da ordem pública, ao preservar a nossa saúde e a do nosso próximo”, finaliza o Secretário de Segurança Pública da Capital.

    Publicidade