O local de São José onde é possível descartar resíduos volumosos, poda e entulho

Ponto de Coleta Voluntária (PEV)
Ponto de Coleta Voluntária (PEV) aceita móveis, eletrônicos, restos de obra, galhos, entre outros resíduos - Foto: Jeferson Regis/PMSJ/Divulgação/CSC

São José possui um local adequado de descarte de resíduos para reciclagem, que vem registrando adesão cada vez maior de entregas. Inaugurado há quatro meses, o Ponto de Coleta Voluntária (PEV), no bairro Potecas, aceita volumosos de diversos tipos, resíduos de poda e entulho.

O serviço funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20. Quem chega ao ponto é atendido pela empresa que faz a coleta de lixo na cidade e é orientado sobre a possibilidade e caçamba de descarte.

O que pode e o que não pode ser descartado

A PEV recebe resíduos de construção civil provenientes de obras de reformas, reparos e demolições da construção civil, tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, madeiras, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, papeis, papelões, vidros, plásticos, tubulações plásticas, fiação elétrica. Também aceita resíduos volumosos, como móveis de MDF inservíveis, colchões e sofás usados, entre outros; material decorrente de poda e jardinagem, como folhas, galhos, pequenos troncos e afins.

Publicidade

Recebe também eletroeletrônicos e eletrodomésticos – equipamentos condicionadores de ar, fogões, geladeiras, freezers, lavadoras, monitores e televisores de tubo, plasma LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, batedeiras, furadeiras, liquidificadores, ferros elétricos, secadores de cabelo, aspirador de pó, cafeteiras, computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.

Não são aceitos resíduos vindos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos, agrotóxicos e outros, ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde, resultantes de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas. Bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. Também não serão aceitos cartuchos de impressora, pilhas e baterias, pneus, medicamentos vencidos e lâmpadas fluorescentes – esses podem ser levados no Ecoponto.

Combate ao descarte irregular de lixo

O projeto tem o objetivo de combater o descarte irregular de lixo em calçadas, terrenos baldios e leitos de rios na cidade. De acordo com a superintendente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela Brasil dos Anjos, a iniciativa veio para auxiliar a comunidade a ter um ponto adequado de descarte. “O PEV foi inaugurado na Semana do Meio Ambiente, em 8 de junho de 2022, e vem comprovando o quanto é importante a população contar com um local para destinar adequadamente os resíduos produzidos”, observa.

Os números provam isso: a cada mês aumenta o volume de resíduos descartados no local – no primeiro período de funcionamento foram pouco mais de 200 entregas e agora se aproxima de 400/mês.

O ponto de entrega é localizado na Rua João José Martins, s/nº, Potecas. O limite de descarte é de 1 metro cúbico por dia por domicílio (do tamanho de uma caixa d’agua de mil litros).

Publicidade
COMPARTILHAR