Local de descarte de lixo em São José aceita diversos tipos de resíduos

Com objetivo combater o descarte irregular de resíduos tóxicos em calçadas, terrenos baldios e leitos de rios a Prefeitura de São José inaugurou nesta quarta-feira (8/6) o Ponto de Entrega Voluntário de Pequenos Volumes (PEC), localizado na Rua João José Martins, s/nº, bairro Potecas. O serviço será executado pela empresa Ambiental Limpeza Urbana e funcionará de segunda a sábado, das 8h às 16h20.

Local de descarte de lixo em São José aceita diversos tipos de resíduos como restos de obras, eletrônicos, podas e móveis
São José inaugurou ponto de coleta de resíduos sólidos, no bairro Potecas – Foto: Jeferson Regis/PMSJ/Divulgação/CSC

Descarte de restos de obras

Segundo a prefeitura a unidade está preparada para receber resíduos de construção civil como tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, madeiras, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, papéis, papelões, vidros, plásticos, tubulações plásticas e fiação elétrica.

Não serão aceitos resíduos vindos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos, agrotóxicos e outros, ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde, resultantes de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas. Bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde. Também não serão aceitos cartuchos de impressora, pilhas e baterias, pneus, medicamentos vencidos e lâmpadas fluorescentes.

Descarte de móveis e podas

Publicidade

Também serão recebidos descartes de grande volume desmontados, como móveis de MDF inservíveis, colchões e sofás usados, entre outros. Material decorrente de poda também poderão ser descartados no local. Segundo a prefeitura esse resíduos são aqueles provenientes de atividades de poda e jardinagem particulares residenciais, de pequeno e médio porte, caracterizados por folhas, galhos, pequenos troncos e afins.

Ponto de Entrega Voluntária aceita restos de construção, poda, móveis, eletrônicos, entre outros tipos de materiais reaproveitáveis
Ponto de Entrega Voluntária aceita restos de construção, poda, móveis, eletrônicos, entre outros tipos de materiais reaproveitáveis

Descarte de eletrônicos

Outros tipos de lixo que também podem ser descartados no ponto de entrega voluntária são os eletroeletrônicos e eletrodomésticos: equipamentos condicionadores de ar, fogões, geladeiras, freezers, lavadoras, monitores e televisores de tubo, plasma LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, batedeiras, furadeiras, liquidificadores, ferros elétricos, secadores de cabelo, aspirador de pó, cafeteiras, computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.

Orientações para descarte

Os munícipes poderão fazer uso do PEV, desde que se atente ao limite de volume máximo de lixo de 1,0 m³/dia/domicílio. Os munícipes deverão levar os resíduos ao ponto e depositar nos locais indicados, conforme a classificação, sob orientação de um funcionário ambiental presente.

Reaproveitamento do lixo em São José

Serão no geral 8 contêineres de resíduos sólidos disponibilizados no ponto de entrega voluntária. Alguns dos descartes serão reutilizados, como as podas para compostagem, restos de construção para base de pavimentação e eletrônicos para reciclagem; dependendo do ano de fabricação é feita a logística reversa, com a devolução ao fabricante.

Publicidade