São José sedia neste sábado a abertura oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina

    São José sedia neste sábado a abertura oficial dos Jogos Abertos de Santa Catarina
    Competição iniciou no domingo passado (14) e teve diversas provas ao longo da semana - Fesporte/Divulgação/CSC

    A expectativa é grande para os cerca de 3,8 mil atletas de 79 municípios que estarão disputando 26 modalidades esportivas na etapa estadual da 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), a maior competição de esporte amador do estado e uma das mais importantes e antigas do país. O governador Carlos Moisés abrirá oficialmente a edição dos jogos deste ano neste sábado, 20, às 19 horas, na Arena do Centro Multiuso de São José. O tema será a história, a cultura, a arte e o povo de São José. A entrada é gratuita, limitada a 70% da capacidade do local, com obrigatoriedade do uso de máscara.

    Os Jasc 2021 são uma competição diferente. A competição retorna depois do cancelamento em 2020, por causa da pandemia. “Estamos vivendo um momento atípico, em que tivemos de organizar vários eventos simultâneos, mas nós da Fesporte estamos realizando todo o calendário proposto. Agradeço a todos os dirigentes municipais pela compreensão”, destacou coordenador Geral dos Jasc, Marcelo Scharff.

    Serão disputados troféus durante oito dias, nas modalidades: atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, boxe, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação, punhobol, remo, tênis, tênis de mesa, tiro, triatlon, vôlei de praia, vôlei e xadrez.

    Publicidade

    Além do que está sendo disputado em São José, oito modalidades terão como sedes outros municípios: atletismo, bocha e bolão 16 e 23 serão em Timbó; a natação e o tênis, em Florianópolis; o tiro, em Governador Celso Ramos e Blumenau, e uma prova de ciclismo, em Brusque.

    Para a edição 2021 dos Jasc, 7,5 mil atletas, de 176 municípios, participaram das competições classificatórias, desde as etapas microrregionais, passando por nove etapas regionais, até chegar à etapa estadual.

    Disputas já começaram

    Algumas competições já começaram em São José. Os donos da casa conquistaram os dois primeiros troféus dos Jasc no Judô, disputado no último final de semana. Entre os homens, os josefenses ficaram em primeiro lugar ao somar 68 pontos nos três dias de competições. Itajaí ficou em segundo, com 59, e Tubarão fechou o pódio em terceiro lugar com 42 pontos. Já entre as mulheres, São José somou 103 pontos, seguido de Chapecó, em segundo, com 49, e Videira, em terceiro lugar com 42 pontos. É o sexto título consecutivo das judocas de São José, mas, segundo o treinador delas, Fábio Moreira Maciel, as conquistas foram ‘suadas’.

     

    Publicidade