São José sedia os Jogos Escolares de Santa Catarina a partir desta quinta

duas garotas de times diferentes correm para disputar a bola em quadra de futsal
Cerca de 3 mil atletas, de 12 a 14 anos, participam das disputas - Foto: Antonio Prado/Fesporte/Divulgação

São José sedia, a partir desta quinta-feira (2/8), a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Cerca de 3 mil atletas, com idades entre 12 e 14 anos, disputam a competição que reúne os melhores classificados após as fases microrregional e seletiva.

A competição tem início com as disputas do futsal, modalidade coletiva que foi antecipada por questões de logística envolvendo as delegações. A partir desta sexta-feira (3), começam os jogos da fase de grupos. No sábado (4), tem início as provas de atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez. Os campeões serão conhecidos no domingo (5), último dia das disputas individuais.

As demais modalidades coletivas terão início em 10 de agosto. Os campeões do handebol, basquete e voleibol serão conhecidos no domingo, dia 12 de agosto. As equipes melhores classificadas na etapa estadual dos Jesc formarão a delegação catarinense que disputará os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), competição nacional.

Publicidade

No caso de algumas modalidades, por critério de classificação na edição de 2017, deverão passar antes por uma seletiva regional, como os campeões do handebol feminino, masculino e o campeão do basquete masculino. Em 2018, os JEJ serão realizados em um diferente formato. O Comitê Olímpico Brasileiro, que organiza o evento nacional, resolveu unir as duas categorias (12 a 14 e 15 a 17 anos) na mesma data e local. Desta forma, a competição será realizada em Natal, de 12 a 25 de novembro.

Em São José, os atletas contarão com um planejamento especial voltado para o transporte. Ônibus serão disponibilizados para que atletas de uma mesma modalidade vão juntos aos seus respectivos locais de competição. Para facilitar o deslocamento, a saída será do CTG Os Praianos – local de refeição das delegações – após o café da manhã.

“É uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma satisfação enorme sediarmos os Jogos Escolares de Santa Catarina. São José tem feito um trabalho muito forte na base e este investimento reflete-se nos nossos resultados nas competições da Fesporte. Estamos prontos para receber os jovens atletas de todo estado e desejamos boa sorte a todos”, afirma o superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José, João David Garcia.

Publicidade
COMPARTILHAR