SC tem 59 casos confirmados de varíola dos macacos

    profissional com epi maneja ampolas em laboratório - Com 36 casos, SC alerta para medidas de prevenção contra variante Delta
    Robson Valverde/SES

    Atualiazação dos casos de varíola dos macacos em Santa Catarina mostra que são 59 pessoas confirmadas com a doença. Dos 362 casos notificados à Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC até sábado (20/8), 108 foram descartados e outros 195 permanecem em investigação.

    Há uma semana a Secretaria de Saúde do estado anunciou planos de procurar conter a doença, até agora exclusivamente acometida em homens em Santa Catarina. Foram definidos três níveis de resposta, sendo que cada um é baseado na avaliação do risco da doença afetar Santa Catarina e seu impacto para a saúde pública.

    A varíola dos macacos é considera em transmissão comunitária no estado, se concentrado em adultos jovens, na faixa dos 20 a 39 anos. A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus monkeypox, descoberto em 1958. A transmissão se dá, principalmente, por contato próximo, pessoal, muitas vezes pele a pele.

    Publicidade
    COMPARTILHAR