cadeirante pcd emprego semana inclusiva grande florianopolis
Dia D será no sábado (21), com oferta de empregos para pessoas com deficiência e e reabilitados do INSS - Divulgação

Aproximar pessoas com deficiência e empreendedores para aumentar a inserção do público-alvo no mercado de trabalho é o principal objetivo da Semana Inclusiva da Grande Florianópolis. O evento, que também oferece palestras e atrações culturais e esportivas, será realizado de 16 a 22 de setembro na Capital.

A semana é promovida desde 2016 por diversas entidades parceiras, entre as quais o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal, com o apoio da Assembleia Legislativa, por intermédio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o estado tem 1 milhão e 300 mil cidadãos com deficiência. No entanto, em dezembro de 2017, Santa Catarina tinha 51% das 40 mil vagas disponíveis para pessoas com deficiência ocupadas – a média nacional é de 48%. A Semana Inclusiva visa justamente aumentar a empregabilidade e garantir a plena cidadania das pessoas com deficiência.

Publicidade

Uma das principais atrações da Semana Inclusiva é o Dia D, chamado de Feirão de Empregos para pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Dia D será realizado no sábado (21/9), das 9 às 15 horas, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), situado na Avenida Mauro Ramos, 950.

No dia 19, o auditório do Ministério Público do Trabalho sediará o seminário “A diversidade da pessoa com deficiência e seu protagonismo no mundo do trabalho”. Ao longo de todo o dia serão debatidos temas como a inclusão laboral da pessoa com deficiência, questões de gênero e paradigmas sociais na acessibilidade. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here