Sobe para 14 mil número de pessoas desabrigadas por chuvas em SC

    . Sede de clube de Rio do Sul transformado em abrigo recebe desalojados das enchentes
    . Sede de clube de Rio do Sul transformado em abrigo recebe desalojados das enchentes - Foto: Marco Fávero/Secom SC

    Segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família, na sexta-feira (13/10), o número de desabrigados em Santa Catarina chega a 14.773 pessoas. A quantidade representa um aumento em relação ao boletim anterior de terça, quando havia cerca de 12,5 mil desabrigados em função dos impactos das chuvas, principalmente por causa de enchentes no Vale do Itajaí.

    A cidade de Rio do Sul lidera em quantidade de desabrigados, com 1.398 distribuídas em 25 abrigos. Em seguida, Lontras conta com 8 abrigos abrigando 236 pessoas, e Agronômica possui seis abrigos com 139 pessoas. Todas essas cidades estão localizadas no Alto Vale do Itajaí.

    Passa de 14 mil número de pessoas que precisam ficar em abrigos por inundações de suas casas
    Passa de 14 mil número de pessoas que precisam ficar em abrigos por inundações de suas casas em SC – Foto: Marco Fávero/Secom SC

    Taió é uma das cidades mais impactadas pelas chuvas, devido à sua proximidade com uma barragem e à confluência dos rios Taió e Itajaí do Oeste, resultando em um aumento de 11 metros no nível da água.

    Publicidade

    A prefeitura de Taió divulgou nessa sexta que a enchente afeta diretamente 34% dos imóveis na cidade, totalizando 2,5 mil edificações, das quais 1,3 mil são casas, indicando o número de famílias possivelmente desalojadas. Até o momento, a Secretaria de Estado de Assistência Social registra 137 desabrigados em Taió, que foram realocados para um abrigo em Pouso Redondo, um município vizinho.

    Governo do Estado enviou mais de 40 mil itens de ajuda humanitária aos municípios atingidos pelas chuvas. Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participa na organização de donativos, no ginásio Dom Bosco, para as famílias desalojadas pelas enchentes em Rio do Sul – Foto: Marco Fávero/Secom SC

    A cidade faz um apelo por doações de alimentos, roupas, colchões, travesseiros e cobertores, assim como outras afetadas. Segundo a SAS o recebimento de doações em todo o estado pode ser feito através das defesas civis de cada município; para isso é necessário que as pessoas entrem em contato com cada local.

    + Fim de semana será de nebulosidade; chuva retorna na segunda
    + Desabamento de ponte na Grande Florianópolis é capturado em vídeo
    + Santa Catarina tem diversas rodovias interditadas
    + Barragem de José Boiteux atinge a capacidade

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR